COVID-19: Multa para quem desrespeita uso obrigatório de máscara passa a valer em Mâncio Lima

O Art. 1º da Lei Nº 3647 DE 10/09/2020 estabelece que enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 02, de 20 de março de 2020, fica obrigatória a utilização de máscaras faciais para o acesso, a permanência e a circulação em locais e estabelecimentos públicos e privados, em todo o território do Estado do Acre.

Em termos de proporcionalidade, o município de Mâncio Lima tem apresentando o maior número de óbitos e internações pela covid-19 na região do Juruá. Só no mês de fevereiro, foram registrados 07 óbitos e, hoje, 23, 16 pessoas estão internadas no hospital de Campanha do Juruá, destes, 04 estão na UTI.

Este cenário, está associado a uma série de fatores, dentre eles, o relaxamento das medidas sanitárias, descumprimento das normas de isolamento social, aumento no número de aglomerações e, principalmente, a recusa quanto ao uso da máscara.

As festas de fim de ano, o feriado de carnaval prolongado levou muitas pessoas a fazerem festinhas particulares, o que é proibido neste período crítico de pandemia do novo Coronavírus.

O Acre está em faixa de emergência desde o último dia 1 de fevereiro, depois de chegar a quase 100% de ocupação dos leitos. As mortes por Covid-19 no estado chegaram a 963 e mais de 54,7 mil foram infectados pela doença.

Somente no mês de fevereiro, foram registrados 96 óbitos por Covid. Enquanto em janeiro foram contabilizadas 72 mortes, ou seja, em 21 dias foram 24 mortes a mais do que o contabilizado no mês passado.

A partir de agora, as Leis de regulamentação do uso de máscaras, do distanciamento social e das aglomerações serão aplicadas com mais rigor, aquelas pessoas que forem pegas transitando sem máscaras em estabelecimento comercial, vias públicas e repartições públicas serão penalizadas e, no caso dos estabelecimentos comerciais, caso descumpram as normas, terão seus alvarás suspensos.

O que disseram:

“As pessoas da sociedade que estiverem caminhando sem máscaras, se aglomerando, promovendo festas e outras atividades proibidas neste período desconfiem que a partir de agora a Policia Militar vai agir mais severamente e, aplicando as medidas definidas pela força da lei”. Capitão Antista Batista, Comandante do 1º Pelotão da Policia Militar de Mâncio Lima.

“Conclamamos aos cidadãos da cidade de Mâncio Lima que, entendam que estamos vivendo um momento difícil, onde nossos parentes, nossos amigos estão morrendo nos leitos de hospitais, o poder público está fazendo tudo que pode para frear a disseminação deste vírus. O aparelho policial não vai prejudicar nenhum cidadão, entretanto, os desobedientes vão se deparar com a lei. A partir de agora, a coisa vai pegar e a pegada vai ser outra, nós vamos dar toda segurança necessários aos cidadãos de bens e, vamos cobrar daqueles que estão desrespeitando a lei, descumprindo os decretos estadual e municipal, no sentido de que punições severas serão aplicadas”. José Obetânio dos Santos. Delegado de Polícia Civil de Mâncio Lima.

“O momento é delicado, ainda não é hora de relaxar de maneira alguma, Mâncio Lima está com um número muito alto de mortes e internações hospitalares. Pessoas contaminadas contaminam várias outras pessoas, nossa equipe está nas ruas 24horas, estão cansados já. Nosso apelo é que todos deem as mãos, que a nossa população contribua com as organizações de saúde, máscara salva vidas, evita a contaminação e evita que tenhamos mais óbitos no município”. Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.

“As forças de segurança, Polícia Militar e Polícia Civil, estão conosco nesta luta desde quando esse vírus entrou na cidade, orientando, pedindo as pessoas para cumprirem as medidas sanitárias estabelecidas, porém, boa parte da população tem ignorado isto o que tem acarretado em um colapso no sistema de saúdo do Juruá. Entendemos, que é preciso tomar atitudes mais severas quanto a circulação de pessoas sem máscaras e sem necessidade nas ruas e nos comércios. Já estamos há um ano trabalhando incansavelmente e mesmo assim poucos entenderam a necessidade de um cuidar do outro. Perder entes queridos não é fácil, é doloroso, a vacina chegou mais ainda não atendeu nem 5% da população, o que estamos fazendo é para salvar vidas, é para frear de uma vez por toda a circulação desse vírus tão nocivo à saúde humana”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.