top of page

1941 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Prefeito Isaac cobra soluções da Energisa para os constantes problemas de queda de energia em Mâncio

    Prefeito Isaac Lima recebeu em seu gabinete (sala de reuniões) juntamente com sua equipe de Secretários e assessores o Diretor técnico e comercial do Grupo ENERGISA no Acre, Engenheiro Ricardo Xavier e sua equipe nesta terça (11/06). Diversas reivindicações foram feitas pelo chefe do executivo municipal, Prefeito Isaac Lima junto ao diretor e sua equipe visando melhorias da rede elétrica de Mâncio Lima. No encontro Isaac Lima solicitou providências urgentes junto à concessionária, para solução em definitivo para os problemas de interrupção de energia elétrica, que atinge a população, informou que as constantes quedas e oscilações de energia elétrica na cidade tem provocado a queima de inúmeras lâmpadas e relés dos postes de iluminação pública, devido a oscilação no serviço e que a insatisfação com o serviço é imensa, pois corriqueiramente há queima de equipamentos e eletrodomésticos em residências, empresas e nos órgãos públicos locais, ocasionando prejuízos materiais e morais aos munícipes e aos cofres públicos. O diretor e representante do Grupo ENERGISA após ouvir as reivindicações afirmou que fará os encaminhamentos necessários para implementar as melhorias, após estudos da equipe técnica, e retornará com novidades para a cidade na maior brevidade possível. Finalizando a reunião, o Prefeito fez questão de levar o diretor e representantes da Energisa para uma visitas in loco em vários pontos do município para demonstrar a realidade, e da necessidade de melhorias por parte da concessionária na região, de forma emergencial.

  • Prefeitura divulga lista de inscrições com isenções deferidas para o PSS nº 001/2019 (Educação)

    A Prefeitura Municipal de Mâncio Lima, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, divulga a lista de isenções deferidas para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 001/2019 "PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE SERVIDORES PARA ATENDER A DEMANDA EMERGENCIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO". LISTA DE ISENÇÕES DEFERIDAS CARGO: AGENTE PEDAGÓGICO DO PROGRAMA ASINHA DA FLORESTANIA CARGO: ASSISTENTE EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ZONA RURAL RIBEIRINHA CARGO: ASSISTENTE EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ZONA RURAL TERRESTRE CARGO: ASSISTENTE EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ZONA URBANA Os candidatos que não foram contemplados na lista de deferidos devem procurar o setor de tributos "arrecadação municipal", gerar a taxa de R$ 40,00 reais para se inscrever. Para acesso ao espaço do candidato com todas as informações do processo (Avisos, edital, anexo, lista de deferimentos de isenção, resultados, convocações etc) clique aqui.

  • Processo de escolha para Conselheiros Tutelares de Mâncio Lima

    Desde segunda, 13 de maio os interessados em concorrer às 05 (cinco) vagas para o Conselho Tutelar do município de Mâncio Lima, Acre, exercício 2020 a 2023 (mandato eletivo de 4 anos), podem fazer as inscrições. O prazo encerra na sexta, 07 de junho. As inscrições podem ser feitas , exclusivamente por meio da Casa de Cultura Márcia Alencar, situado a Avenida Japiim, S/N. O processo de escolha dos conselheiros e suplentes inclui várias fases, a saber: 1º Inscrição 2º Prova de Aferição de Conhecimento (prova escrita) 3º Sanidade Física e Psicológica 4º Investigação Social 5º Eleição Unificada 6 de outubro (voto popular) Os conselheiros têm a atribuição de garantir os direitos de crianças e adolescentes, quando estiverem ameaçados ou violados. A data da eleição, por volto facultativo da sociedade será unificada em todo o Brasil, e acontecerá no dia 06 de outubro de 2019 (primeiro domingo do mês). Para participar e concorrer à vaga de Conselheiro ou Conselheira Tutelar, é preciso atender alguns requisitos previstos no edital, como por exemplo, idade mínima de 21 (vinte e um) anos, moradia fixa em Mâncio Lima/AC há no mínimo 01 (um) ano e ter no mínimo o ensino médio completo. Dada a relevância das funções por eles exercidas, é de suma importância que o pleito eleitoral transcorra dentro das regras do estado democrático de direito, assegurando a igualdade de participação de todos os pretendentes ao cargo, desta forma a Gestão "Junto com Você" do Prefeito Isaac Lima, resolveu inovar, e preparou um espaço para o candidato, com todas as informações do processo de escolha, de forma transparente e facilitada, que além do edital e outras informações, tem o Sistema de Inscrição Facilitado (SIF), que reúne em um único documento, todas as declarações necessárias, basta o candidato baixar o arquivo (xls - excel), preencher o cadastro e automaticamente todas as declarações serão geradas automaticamente, e ao final, basta imprimir tudo, processo que não levará mais do que 30 segundos para ser finalizado. As certidões de antecedentes criminais, civís e militares, exigidas no edital seja ela federal, estadual ou militar, são online, os links estão disponíveis no espaço do candidato. O espaço do candidato pode ser acessado através do menu principal localizado no cabeçalho do sítio eletrônico: https://www.manciolima.ac.gov.br, opção Concursos e Processos e em seguida Resolução N°003/2019 (Eleição 2019 - Conselheiro(a) Tutelar) ou diretamente neste endereço (clique aqui). Em caso de dúvidas, compareça na Casa de Cultura Márcia Alencar. Lembre-se da sua responsabilidade, participará ativamente do fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) consolidado a partir da Resolução 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA) e fará a diferença na vida de várias famílias. Leia atentamente o edital e boa sorte !

  • Aniversário de 42 anos da cidade trouxe várias atrações para as crianças

    Em alusão ao aniversário de 42 anos de Mâncio Lima, Prefeitura proporcionou as crianças um momento ímpar de diversão e lazer. Além do desfile das escolas, as crianças também tiveram espaço garantido no aniversário da cidade. Diversos brinquedos foram instalados na Praça São Francisco para que as crianças brincassem.

  • 42 anos de Mâncio Lima: as comemorações no aniversário da “Queridinha do Juruá”

    Quarenta e dois anos parece pouco para uma cidade tornar-se evoluída e adequada às condições de vida de uma população. Mas para Mâncio Lima, situada na Região do Juruá, 42 anos foram suficientes para que o município se transformasse a cidade na “queridinha do Juruá”. Basta percorrer poucos metros para começar a entender que a cidadezinha localizada no interior do Acre se comporta como uma verdadeira metrópole. Na semana das comemorações pelo 42º aniversário da cidade, celebrado no dia 30 de maio, as vias bem cuidadas, praças de cores vibrantes, e tantas outras peculiaridades do município impressionam os moradores de cidades vizinhas, que também fizeram questão de comemorar mais um ano de Mâncio Lima. A circulação de pessoas é constante, é gente chegando, gente saindo. Os comerciantes não perdem tempo. No dia do aniversario da cidade, mal amanhece o dia e um cidadão animado, com microfone na mão, já começa a oferecer serviços. São lojas de roupas, aparelho celular, lanchonetes e até um parque infantil na rua principal a disposição de quem passa. Ontem, por exemplo, passava das 21 horas e as suas estavam cheias. Além do já tradicional torneio de futebol, que contou com mais de 10 clubes, a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Santo Antônio, movimentou o dia. Fruto de uma emenda parlamentar, o prefeito Isaac Lima reuniu autoridades e moradores para entregar a obra. A UBS dispõe de um programa de atendimento específico para grávidas e crianças. Lá, os médicos vão atender quatro vezes por semana, revezando plantões em outros postos. José Maria tem 41 anos e é morador antigo da comunidade. Para ele, a obra vai evitar que ele ande no sol quente por, no mínimo, uns 6 quilômetros, onde ficava, até então, o posto de saúde mais próximo. O prefeito da cidade disse que Mâncio Lima tem muito que comemorar. Isaac Lima ressaltou os investimentos feitos em seu mandato, mas, foi falando da Zona Rural que se mostrou contente. “Existe um desejo de mudança de cultura e nossos investimentos também acompanham essa vontade”, afirmou destacando a quantidade de produtores que estão plantando café, mamão e Maracujá do município. Na propriedade do senhor Gilberto, que por mais de 50 anos plantou macaxeira, as coisas começaram a mudar tem pouco mais de um ano: ele começou a investir no cultivo do café. “Plantei só um pouquinho para saber se ia dar certo. Agora, sabendo que não corre risco de errar, já estou preparado para investir em dois hectares ano que vem. Pode parecer pouco, mas não é”, disse ele, entusiasmado com a plantação. Já na área de Edno Ferreira, os resultados já apareceram faz tempo. Ele vende uma média de 1.500 cocos por mês. Se tivesse mais, venderia, diz ele sorrindo. “No começo produzia pouco e quase não ganhava nada, mas fui procurar apoio do prefeito e ele ajudou a mim e outros produtores com o adubo. Com isso, eu praticamente dobrei minha produção”, finalizou. É assim que Mâncio Lima se desenvolve dia a dia. A comunhão entre município e moradores tem sido fundamental para que a cidade mantenha o status de um lugar promissor. Este ano, foram oito dias intensos de comemoração, mas que se estendem ao longo de 2019 com ações que beneficiam não só os moradores da cidade, mas de toda a região do Acre.

  • Entrega da obra de revitalização da Quadra Poliesportiva Hermílio Generoso e entorno

    Prefeito Isaac Lima entrega obra de revitalização da Quadra Poliesportiva Hermílio Generoso e entorno O prefeito Isaac Lima entregou na manhã desta segunda (27), a obra de revitalização da Quadra Poliesportiva Hermílio Generoso e seu entorno. Os recursos utilizados para a melhoria do espaço foram destinados pelo deputado federal Flaviano Melo por meio de emenda parlamentar no ano de 2016. O prefeito Isaac Lima agradeceu ao parlamentar que destinou a emenda que possibilitou a obra e também a comunidade que participou da entrega. Ele destacou a importância do espaço de esporte e lazer para a comunidade. “Mâncio Lima está recebendo um espaço totalmente revitalizado, essa quadra que estava abandonada há muitos anos agora ganhou um brilho todo especial. Os jovens e adultos poderão praticar esporte durante o dia e à noite também. Quero ser justo e fazer um agradecimento todo especial ao deputado Flaviano Melo que alocou a emenda, e sempre tem ajudado o nosso município.”

  • Prefeitura de Mâncio Lima adere a tecnologia de micro revestimento asfáltica para pavimentação

    Prefeitura de Mâncio Lima adere ao micro revestimento asfáltico com polímero para pavimentar as ruas da cidade. Além de ser mais resistente, garante economia de 40% de recursos e maior durabilidade nos serviços de tapa-buraco e recapeamento das ruas. A maior parte dos insumos necessários, como o cimento, por exemplo, são produzidos em Cruzeiro, movimentando a economia local. Para Isaac Lima que esteve no município vizinho há dias atrás, em evento promovido pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC), a tecnologia adotada funciona e será replicada em várias localidades da cidade,atendendo a demanda da população.

  • Prefeitura de Mâncio Lima abre processo seletivo com 25 vagas para Educação no AC

    A prefeitura de Mâncio Lima abriu um processo seletivo para preencher 25 vagas de cargos de nível médio na área da Educação. Os cargos são para agentes pedagógicos para o Programa Asinhas da Florestania, na zona rural, assistente educacional, na zona urbana e rural e para tradutor/intérprete de Libras. O edital foi publicado na edição de terça-feira (21) do Diário Oficial do Estado. As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 14 de junho, no Teatro de Cultura Márcia Alencar, na Avenida Japiim, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 40. Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher ficha de inscrição e levar cópia do RG e CPF, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que será emitido no local de inscrição. A ficha pode ser retirada no site da prefeitura. Conforme o edital, os candidatos poderão se inscrever em apenas um único cargo. O processo seletivo para contratação temporária será realizado em etapa única. A prova objetiva deve ser realizada no dia 30 de junho e terá duração de quatro horas, com início às 08h e término às 12h. O local ainda vai ser divulgado pela prefeitura. O processo seletivo tem validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano. De acordo com a publicação, além das 25 vagas, foram abertas 28 vagas para cadastro de reserva. A remuneração de todas os cargos é de um salário mínimo vigente.

  • Prefeitura de Mâncio Lima e Senar realizam curso de Olericultura na comunidade Batoque

    O prefeito Isaac Lima participou na manhã desta terça-feira, 14, da abertura do curso de Olericultura na comunidade Batoque. A capacitação tem duração de 40 horas e está sendo realizado na própria comunidade. Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba cultura folhosa, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. O prefeiro Isaac Lima grande incentivador da produção rural no município fez questão de agradecer a parceria com o Senar e os produtores que fizeram a capacitação, "o momento é de grande importância para os produtores adquirirem conhecimento e a técnica correta e assim produzir com qualidade. Agradeço a equipe do Senar na pessoa do senhor Marcelo Diorgenes que é o coordenador do Senar na Regional Cruzeiro do Sul e a todos os produtores, desejo êxito no curso", concluiu. "Somos gratos ao prefeito Isaac Lima pelo seu olhar chegar em nossa comunidade, pois sabemos que não é fácil um curso desse tão importante chegar aqui. É a primeira vez que chega um curso em nossa comunidade, que Deus continue abençoando nossas autoridades, disse o morador da comunidade, senhor Arison.

  • Prefeito Isaac Lima vai a Cruzeiro do Sul conhecer o micro revestimento asfáltico com polímero

    O Prefeito Isaac Lima (PT) está na cidade de Cruzeiro do Sul/AC participando de uma reunião promovida pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC), afim de conhecer o micro revestimento asfáltico com polímero, que está sendo utilizado com êxito no município cruzeirense, com um custo barato e atraente. No encontro estão 15 (quinze) chefes do executivo municipal, a saber: Prefeita Socorro Neri (Rio Branco), Prefeita Fernanda Hassem (Brasiléia), Prefeita Marilete Vitorino (Tarauacá), Prefeito Bira Vasconcelos (Xapuri), Prefeito Sebastião (Rodrigues Alves), Prefeito Tanizio Sá (Manoel Urbano), Prefeito Tião Flores (Epitaciolândia), Prefeito Kiefer Cavalcante (Feijó), Prefeito Ilderlei Cordeiro (Cruzeiro do Sul), Mazinho Serafim (Sena Madureira), Prefeito Elson Soares (Jordão), Prefeito Jucimar Pessoa (Senador Guiomard), Prefeito Isaac Pyãko (Marechal Thaumaturgo), Prefeito Bené Damasceno (Porto Acre), além de vereadores, secretários e outras autoridades. A ideia do encontro é promover a troca de experiência e possibilitar aos Prefeitos a conhecerem as soluções encontradas pela prefeitura cruzeirense para 02 (dois) problemas comuns aos municípios do Estado do Acre, e porque não do Brasil. Coleta, tratamento, reciclagem de resíduos sólidos; Uso do Micro Revestimento Asfáltico com polímero A prefeitura de Cruzeiro do Sul aplicou o asfalto em cerca de 06 (seis) quilômetros de ruas do Centro e bairros de Cruzeiro do Sul. O prefeito Ilderlei Cordeiro, anfitrião do evento, explica que o diferencial da técnica usada em Cruzeiro com relação ao que é feito em outros lugares do Brasil é o uso de areias fina, média e grossa da região, bem como um cimento colante desenvolvido por uma empresa local. “Usamos essa emulsão com polímero e o resultado é um produto de excelente qualidade e baixo custo”, comemora Ilderlei Cordeiro, precursor do uso da tecnologia no Estado. Hoje, a maioria dos municípios sofrem com as buracos nas ruas, dificultando o trânsito e trazendo transtorno a população, e com recursos insuficientes para suprir a demanda, o Prefeito precisa viabilizar uma solução mais eficaz e barato, por isso, a visita técnica em Cruzeiro do Sul, onde os Prefeitos vão poder ver de perto e acompanhar o asfalto aplicado nas ruas de Cruzeiro do Sul vendo sua resistência, preço e outros benefícios. O prefeito Isaac Lima, diz que a troca de experiência é importante, ver soluções que já estão implementadas e que estão dando certo, pode contribuir com soluções de forma produtiva e enriquecedora. ”Faço questão de participar desse tipo de encontro, debater problemas comuns aos nossos municípios e poder discutir soluções que sejam boas e de baixo custo e viável, pois contribuem para sanarmos problemas que afetam o nosso município também”, diz o Prefeito. Galeria de Fotos

  • Mâncio Lima dá início a campanha de vacinação contra a gripe 2019 e já atinge 30% do público alvo

    Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019 em Mâncio Lima A Prefeitura de Mâncio Lima, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2019. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários. Em uma primeira fase, que começou em 18 de abril, foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, foi feita por decisão e de acordo com o Ministério da Saúde, por causa da maior vulnerabilidade desses grupos. No último sábado (04/05) aconteceu o Dia D para os grupos abaixo, nas 7 (sete) unidades de saúde de Mâncio Lima e em 01 (um) ponto móvel, situado numa escola no Pé da Terra. Trabalhadores da saúde Povos indígenas Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) Idosos Professores de escolas públicas e privadas Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa Jovens sob medidas socioeducativas Funcionários do sistema prisional Pessoas privadas de liberdade Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas) A Secretária de Saúde de Mâncio Lima, Ajucilene "Joice", informou que a meta é imunizar no mínimo os 90% (noventa por cento) do público alvo contra a gripe no município, e até o momento 30% (trinta por cento) do público já foram imunizados. Joice também informou que a campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. Em Mâncio Lima a vacina está disponível nas unidades de saúde. De acordo com a Secretária a zona ribeirinha Moa e Azul já estão 100% imunizadas. O município segue na busca por garantir o cidadão saúde de qualidade e atendimento humanizado. Foi realizado também busca ativa para garantir a imunização dos grupo, importante ressaltar que a escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. O que fazer se os sintomas da gripe surgirem A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente. Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Galeria de Fotos

  • Prefeito Isaac, autoridades e grupo de produtores participaram do evento "Dia de campo" na UFAC

    O Chefe do Executivo Municipal de Mâncio Lima, Prefeito Isaac Lima, compôs a mesa de honra do evento Dia de Campo na UFAC (Campus Floresta - Cruzeiro do Sul/AC) com o tema: A cultura do Café Clonal na Regional do Juruá., nesta sexta (25). Vídeo De Mâncio Lima, participaram o Prefeito Isaac Lima acompanhado do Deputado Jonas Lima (PT), Secretário Municipal de Produção, Ezio Junior e um grupo de produtores de Mâncio Lima. O objetivo do encontro é divulgar e estimular a adoção de tecnologias para cultura do Café, recomendadas para as condições do estado do Acre. Na ocasião também foram apresentados os resultados da pesquisa do Café Clonal em Cruzeiro do Sul. Foram expostos dez novos cultivares híbridos de café clonal, experimentalmente desenvolvidos no campus Floresta pela Embrapa Rondônia para a Amazônia, como resultado do cruzamento de plantas de café canéfora dos grupos robusta e conilon, e as vantagens desse tipo de produção para produtores do Acre. Campus Floresta da Ufac expõe cultivares de café clonal Os testes com café clonal no campus Floresta começaram há dois anos. “Quando vimos nosso vizinho, o Estado de Rondônia, crescendo no cultivo de café, isso nos deu um start e resolvemos trazer o cultivo para o Juruá”, contou o responsável pela condução do experimento em Cruzeiro do Sul, Leonardo Tavella, professor da Ufac. “A cultura do café está forte e crescendo no Juruá.” O chefe-geral da Embrapa-AC e pesquisador responsável pelos trabalhos, Eufran Ferreira do Amaral, salientou que o clima e o solo de Cruzeiro do Sul são favoráveis para cultivo de café. “Foram distribuídas cem mudas de cafés clonais para agricultores familiares”, detalhou. A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou a importância da universidade para o melhoramento da agricultura em todo o Estado. “O desenvolvimento de regiões como o Juruá tem forte contribuição para estudos desenvolvidos em universidades públicas”, disse. “Por isso é tão importante mantê-las fortalecidas.” O evento teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), das Prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e do governo do Estado do Acre. Galeria de Fotos

  • Prefeito Isaac Lima recebe o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa para falar do café clonal

    Café clonal veio para fazer a diferença na agricultura familiar de Mâncio Lima. Sobre o café clonal O café tradicional de semente é bem diferente do tipo clonal. Enquanto o primeiro, a semente deve ser plantada, o clonal vem de uma muda geneticamente modificada, a conilon, que consegue absorver melhor a adubação garantindo maior produção e melhor qualidade do café. No entanto, o clonal precisa de mais irrigação que o café normal para criar sua proteção climática, principalmente na seca. A produção do café também conta com crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

  • Dia de Campo apresenta variedades de café clonal adaptadas ao Acre

    Parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima e outras entidades públicas e privadas, estimulam a adoção de tecnologia para o cultivo de café. Acontecerá no dia 25 de abril, em Cruzeiro do Sul, o evento "Dia de Campo apresenta variedades de café clonal adaptadas ao Acre" com o objetivo de divulgar e estimular a adoção de tecnologias para o cultivo de café, recomendadas pela pesquisa para as condições de clima e solo do Acre. Esse é o objetivo do dia de campo “Cultura do Café Clonal na Regional do Juruá”, O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima, Embrapa Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac) e Sebrae-AC, e conta com o apoio do Senar-AC, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Governo do Estado. Durante o evento, produtores rurais, técnicos, extensionistas, estudantes, gestores de torrefadoras e pesquisadores poderão conhecer as dez novas cultivares híbridas de café clonal desenvolvidas pela Embrapa Rondônia para a Amazônia. O material é fruto do cruzamento de plantas de café Canéfora dos grupos Robusta e Conilon e visa a desenvolver a cultura nos diferentes estados da região. No Acre as cultivares foram testadas e avaliadas em cinco Unidades Demonstrativas implantadas em Acrelândia, Rio Branco e Cruzeiro do Sul.“Queremos mostrar para os agricultores que a cafeicultura é um ótimo investimento. O Vale do Juruá já foi um dos principais produtores de café do Acre e buscamos estimular a retomada dessa cultura”, conta a analista da Embrapa Acre, Dorila Gonzaga. Cultivares híbridas da Embrapa Os novos clones híbridos de café reúnem características superiores dos grupos Conilon e Robusta. Apresentam alta produtividade, acima de 100 sacas por hectare, são resistentes à ferrugem-alaranjada – uma das principais doenças do cafeeiro – e adaptados às condições climáticas amazônicas. De acordo com as pesquisas, também se destacam por seu porte intermediário, resultado da combinação do alto vigor vegetativo do café Robusta com a estrutura compacta do Conilon, ou seja, apresentam crescimento vigoroso, maior que as plantas Conilon, mas não tão frondosas como as Robusta. O desenvolvimento das cultivares de café clonal visa atender as demandas dos produtores rurais por cafés mais produtivos, crescente nos Estados de Mato Grosso, Amazonas e Acre. As cultivares híbridas da Embrapa vêm sendo testadas em mais de 40 localidades do País, por meio de Unidades Demonstrativas e de Observação em áreas de produtores e de instituições parceiras. São aproximadamente 25 áreas em Rondônia e outras 15 nos Estados do Acre, Mato Grosso, Amazonas, Roraima, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. O lançamento dos novos materiais acontecerá este ano. De acordo com o professor da Ufac, Leonardo Tavella, responsável pela condução do experimento em Cruzeiro do Sul, os clones demonstraram boa adaptação às condições locais. “Resultados preliminares mostram que para alcançar altos rendimentos na produtividade é necessário plantar na época adequada e fazer irrigação”, explica. Além dos estudos sobre adaptabilidade, a Embrapa investiu na implantação de Jardins Clonais, em parceria com produtores do Acre. Esses espaços vão possibilitar o acesso à mudas de qualidade, por cafeicultores das principais regiões produtoras do estado. “O uso dessas plantas permite elevar a produção em uma mesma área cultivada, proporcionando maior ganho econômico, e estimula a geração de empregos”, afirma a pesquisadora da Embrapa Acre, Aureny Lunz. Cafeicultura no Acre Com uma produção de 2.169 toneladas de grãos beneficiados, em 2016, o Acre é o segundo maior produtor de café da região Norte, de acordo o IBGE. Em 2015, ocupava a terceira posição no ranking nacional em produtividade do café Canéfora e o primeiro lugar na região Norte, com média de 26 sacas de café limpo por hectare. Dados do Zoneamento Agrícola de Cruzeiro do Sul, realizado pela Embrapa Acre e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, indicam que o clima e o solo do município são favoráveis para o cultivo de café. “O estudo comprova o potencial da cafeicultura na região. As informações geradas serviram de base para a adoção de estratégias para desenvolvimento da cultura, pela prefeitura local, incluindo a distribuição de mais de 100 mil mudas de cafés clonais para agricultores familiares”, diz Eufran Ferreira do Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre e pesquisador responsável pelos trabalhos. (Assessoria Embrapa) Serviço: Dia de Campo “A cultura do Café Clonal na Regional do Juruá” Data: 25/04/2019 Horário: 8h às 12h30 Local: Campus Floresta da Universidade Federal do Acre – Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba Formoso, Lote 245, Colônia São Francisco – Cruzeiro do Sul (AC) Informações: (68) 3322-1388 e acre.eventos@embrapa.br Entrada gratuita

  • Mâncio Lima comercializa 13 toneladas de pescado e injeta mais de R$ 150 mil na economia

    Mais um evento de sucesso. Assim foi a III Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima, realizada nos dias 16, 17 e 18 e abril. Pelos cálculos da prefeitura, cerca de 1.500 pessoas participaram da festa, que foi organizada pela Prefeitura de Mâncio Lima com o apoio do Sebrae, Ifac e Cooperpeixe. Organizadores informaram que durante os três dias da feira foram movimentados mais de R$ 150 mil entre a comercialização de 13 toneladas de peixe (tambaqui, pirapitinga, curimatã, Matrinxã, piau e pirarucu), bem como hortifrútis. Pequenos comerciantes montaram uma praça de alimentação onde fizeram a comercialização de pratos típicos a base de peixe. Para o prefeito Isaac Lima a feira é uma forma de incentivar a piscicultura no município. Issac garante que “a prefeitura sempre dará apoio e condições aos produtores”. Ele agradeceu a todos que participaram, que colocaram seus produtos a venda e aos consumidores. “Quero aqui deixar os meus agradecimentos a todos os feirantes e produtores de peixe que vieram comercializar seus produtos e a toda equipe da prefeitura pelo empenho e organização”. Ao final, ao lado de parte da equipe e do deputado estadual pelo PT, Jonas Lima, Issac desejou feliz páscoa para todos.

  • Segundo dia da III Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima 2019

    Acompanhe tudo o que aconteceu no segundo dia da III Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima 2019 em fotos e vídeos. Vídeo Galeria de Fotos

  • Veja em vídeo como foi a abertura da III Feira do Peixe e Agricultura Familiar em Mâncio Lima

    Aconteceu nesta segunda (16) as 8 horas a abertura oficial da III Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima. Presentes o Prefeito Isaac Lima, Deputado Estadual Jonas Lima, Gerente Regional do Sebrae/AC Jairo Negreiros, Secretário de Produção Ezio Junior, Vereadores Luiz Bem Vindo e o Zeca do Petencostes e o Presidente da Cooperpeixe Gladson Rocha. Assim, autoridades locais e a população, na praça São Sebastião celebraram a chegada de mais uma edição da Feira do Peixe, que aquecerá a economia local e movimentará a cidade. Vídeo (Raphaela Barbary)

  • Atenção Consumidor: 3ª Feira do Peixe inicia dia 16 de abril, participe e traga sua família

    A terceira Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima terá início no próximo dia 16 (terça) e vai até o dia 18 de abril (quinta), movimentando a economia da cidade durante a semana santa. O evento é uma realização da Prefeitura de Mâncio Lima e conta com o apoio do Sebrae/AC. O objetivo é fortalecer a economia local e gerar renda para os produtores. Nesta edição além da tradicional venda de peixes, haverá uma praça de alimentação onde os donos de restaurantes comercializarão diversos pratos provenientes do peixe: muqueca de peixe, peixe na folha da bananeira, peixe assado etc. Também serão comercializados no local verduras, legumes e derivados da mandioca. O Prefeito Isaac Lima convida todos os manciolimenses e municípios vizinhos para a solenidade de abertura na próxima terça dia 16 em frente a Secretaria de Assistência Social, praça São Sebastião, participe e traga sua família.

  • Emendas do ex-deputado federal Sibá Machado beneficiará Mâncio Lima, comemora o Prefeito Isaac Lima

    O Prefeito Isaac Lima (PT), afirmou que sempre que estiver na capital federal, visitará os Ministérios do Governo Federal, Senadores e Deputados Federais, em busca de recursos para o município e parcerias para ajudar a enfrentar os problemas, buscando sempre soluções em prol da população manciolimense. Hoje (10) esteve reunido no Gabinete do Deputado Federal Jesus Sérgio (PTB) para tratar de liberação de emendas parlamentares que foram destinadas a Mâncio Lima. Na pauta foram debatidos sobre o apadrinhamento de recursos de origem de ex-parlamentares, e fazem parte dos chamados “restos a pagar” e há a necessidade de um parlamentar com mandato para o apadrinhamento, uma vez que os autores já não estão no exercício do mandato. Uma das emendas que o Prefeito solicitou o apadrinhamento, é de autoria do ex-deputado federal Siba Machado (PT). Para o Prefeito, manterá conversa republicana com todos os parlamentares e a bancada, independente de cores partidárias, afim de levar mais e mais investimentos e soluções para o povo de Mâncio Lima, hoje, pediu novas emendas para investimentos e apadrinhamento de outras. tendo em vista que os recursos para o pagamento de emendas de ex-parlamentares saem da cota de quem a apadrinha. Por fim, o Prefeito Isaac teceu elogios ao ex-deputado Siba Machado e em nome do município de Mâncio Lima, agradeceu pelo apoio que teve, durante todo o período que Sibá permaneceu no parlamento federal, e não mediu esforços para ajudar a cidade.

Você está em: Início > Busca > Busca Avançada

Resultados da pesquisa

Logo da Gestão do Prefeito Zé Luis

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Mapa do Site


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale na Prefeitura

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp
bottom of page