Unidade de Saúde do Pentecostes é destaque nos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil

A Unidade de Saúde Francisco Alencar tem motivos se sobra para comemorar o bom atendimento e o desempenho de indicadores de saúde, a UBS está em primeiro lugar em quatro dos sete indicadores do Programa Previne Brasil. O município, por meio do trabalho de atenção primária promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, está em destaque no ranking do Previne Brasil, indicador do Ministério da Saúde.

O ranking qualifica sete indicadores, que compõem a nota dos municípios. A UBS Francisco Alencar se destaca em quatro:

1. Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;

2. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

3. Proporção de mulheres com coleta de Citopatologico na APS;

4. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

O destaques no acompanhamento Diabetes (Hemoglobina Glicada) considera o atendimento individual a pessoa com diabetes: médico e enfermeiro, realização de exames de hemoglobina glicada para ajudar a saber se tratamento do diabetes mellitus está sendo eficaz para controlar a glicemia (nível de glicose no sangue), ajudando, assim, a reduzir o risco de complicações oriundas do diabetes mellitus mal controlado, tais como cegueira, amputações e doenças cardiovasculares. O indicador mede a proporção de pessoas identificadas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Os dados disponíveis no relatório são oriundos dos sistemas da Estratégia e-SUS AB: Coleta de Dados Simplificada (CDS) ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), Aplicativos Móveis disponibilizados pelo Ministério da Saúde, além de sistemas terceiros por meio da tecnologia Apache Thrift. Os dados registrados no sistema são gerados com base no trabalho de profissionais que compõem as equipes e estabelecimentos de Atenção Primária no país, cujo conteúdo enviado à base nacional de dados é de responsabilidade dos municípios.

Os agentes comunitários de saúde, enfermeiros, equipe odontológica e medica comemoraram o resultado satisfatório, nos quais, cada equipe esteve alcançando metas no que diz respeito a busca ativa, vacinação, acompanhamento de pré-natal, entre outros indicadores.