Terra Indígena Puyanawa recebe primeira sessão itinerante da Câmara de Vereadores

A Terra Indígena Puyanawa, distante cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, foi a sede da 25ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Mâncio Lima, ocorrida no dia 27 de outubro. Centenas de indígenas e brancos vindos de outras comunidades prestigiaram o evento.

Ao abrir solenemente os trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, Renan Costa, lembrou que o objetivo da sessão, além de levar o trabalho legislativo mais próximo da população, é buscar conjuntamente soluções para os problemas da cidade. “Não são raras as vezes em que o cidadão desconhece por completo o funcionamento do Legislativo. Essa aproximação é fundamental para que o cidadão compreenda não só o rito da sessão legislativa, mas para que ele também perceba a importância da Câmara de Vereadores na vida da cidade”, destacou Costa.

O anfitrião da sessão, Vereador e cacique, Joel Puyanawa, falou da alegria e satisfação em estar recebendo a primeira sessão itinerante em sua comunidade. Joel, lembrou das lutas e conquistas de seu povo na busca do resgate de seus costumes e tradições, na oportunidade o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui feriado municipal no primeiro dia do Festival Atsa Puyanawa, o festival ocorre sempre nos mês de julho e reúne centenas de pessoas de todas as partes do Brasil e do estrangeiro. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos pares presentes.

O Secretário Especial, Danilo Chagas, esteve presente na sessão como representante do Poder Executivo. Danilo, lembrou da parceria e da boa relação que ambos os poderes mantêm e, lembrou que sempre os projetos chegam aos legisladores são aprovados em tempo hábil. A intenção dos parlamentares é levar a Sessão Itinerante a outras comunidades de Mâncio Lima.

Galeria de imagens: