Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Obras realizam ação conjunta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Obras estão realizando no Bairro São Francisco uma ação conjunta de limpeza de ruas, conscientização e panfletagem quantos aos cuidados e as formas adequadas de acondicionamento e destino final do lixo. O bairro São Francisco tem sido surpreendido com um surto de dengue que vem preocupando a população e as autoridades locais.

“Nós estamos realizados este trabalho constantemente porque a conscientização e a mudança de hábitos e costumes é um processo demorado. Durante o verão nos voltamos para a problemática das queimadas, entregamos panfletos, realizamos blitz educativa, distribuímos faixas na cidade enfim, estamos realizando ações que estão mudando a forma da nossa população ver a questão ambiental. Sabemos que este é apenas o começo pois, com a chegada do inverno aumenta os entulhos nas calcadas, aumenta a limpeza dos quintais e consequentemente aumenta o número de lixo que a Prefeitura precisa recolher”, disse Kelen Cristina Lima, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Junto ao trabalho de panfletagem e visita de casa em casa, a Secretaria Municipal de Obras está desobstruindo bueiros, roçando as calçadas, retirando os entulhos e limpando ruas. O lixo se não for bem acondicionado pode ocasionar sérios prejuízos a saúde do homem e ao meio ambiente. Cuidados simples como guardar o lixo em saco plásticos, separar recicláveis e não recicláveis e, procurar os órgãos responsáveis para a retirada de entulho são ações essenciais para uma cidade limpa e povo sadio.

“Eu acho esse trabalho muito importante que a Secretaria está fazendo. O Prefeito já faz muito, recolhe o nosso lixo, limpa as ruas e agora é a nossa vez de também ajudar. Eu cuido do meu lixo, como você vê guardo em sacos plásticos e espero o carro passar pra levar, separo os restos de comidas para não dar mal cheiro e evitar que os cachorros rasguem. Os restos de comida, folhas, casca de frutas eu uso na minha horta e nas minhas plantas”, disse Maria de Jesus, 60 anos, moradora do Bairro São Francisco.

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc.) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

O conceito de lixo está ligado a um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. A ideia é que o lixo seja descartado e de preferência não tenhamos mais contatos com ele. Portanto, as causas do lixo é puramente uma ação humana de descarte de um produto. Se você observar bem, na natureza o ser humano é o único animal que produz lixo.

Técnico Ambiental