Recenseadores do IBGE já cadastraram mais de 15 mil moradores de Mâncio Lima

De acordo com o órgão, a previsão é que até o final de dezembro o Censo chegue a uma estimativa de 19,6 mil habitantes.

Há pouco mais de dois meses para o encerramento do Censo demográfico do IBGE 2022, o município de Mâncio Lima já apresenta dados de 76% da população recenseada o que equivale a 15 mil pessoas cadastradas no banco de dados da instituição.

Os dados, foram apresentados na segunda reunião desde que a contagem populacional começou, o objetivo dos encontros de planejamento, é a apresentação de dados e a busca de transparência na divulgação dos passos do censo.

A reunião ocorreu na tarde da última quinta-feira, 10, na Sede da Câmara de Vereadores e contou com a presença da Prefeita em Exercício, Ângela Valente, Secretária de Gabinete, Tabita Lima, Carina Barroso, Agente Censitária Municipal de Mâncio Lima, Everton Lira, Chefe da Agência do IBGE de Cruzeiro do Sul, Presidente do Legislativo Municipal, Renan Costa e parte dos demais vereadores.

“Este trabalho do IBGE é feito com muita responsabilidade, muita lisura, seriedade e com o emprego de tecnologias de última geração permitindo ao órgão identificar em tempo real todos os caminhos percorridos pelos seus profissionais de campo. Estou satisfeita com aos avanços contudo, eu me preocupo com a estimativa populacional, 19,5 mil habitantes, o número de recenseados até hoje, 15 mil e o prazo que ainda resta para fechar o censo que é dezembro de 2022. É preciso que haja um engajamento dos órgãos municipais e pincipalmente da população em receber os recenseadores e prestarem as informações corretas e com muita verdade e seriedade, é somente a partir destes dados que nosso Município vai poder ter acesso a mais recursos para investimentos em saúde, educação, assistência social e infraestrutura”, disse Ângela Valente, Prefeita em Exercício.

O Município de Mâncio Lima está dividido em 60 setores ou áreas, destes, 22 já foram concluídos o equivalente a 36%, sete mil endereços visitados, totalizando mais 4,5 mil domicílios entrevistados. Já foram recenseadas 15.310 pessoas, a estimativa do instituto é que o Censo 2022 feche com a uma população de 19,6 mil habitantes. Em 2010 foi recenseado um total de 15.206 pessoas.

De acordo com o órgão, as informações coletadas nas entrevistas não são compartilhadas com o banco de dados do CAD Único, INSS, Auxílio Brasil e outros programas de transferência de renda o que tem sido um dos motivos de impedimento no repasse das informações de renda, moradores e outros aspectos do domicilio, muitas pessoas acham que podem perder este ou aquele benefício caso informe a renda correta da família o que segundo o órgão é uma informação totalmente errada passada para a população.

A previsão é que a contagem em Mâncio Lima se encerre em dezembro, mas, caso não chegue ao estimado, a estratégia é verificar as áreas onde não houve coleta ou divergência nos números e, em último caso uma revisita em todas as áreas do município.

Os bairros de maior índice populacional identificados até hoje, e denominados por áreas são: Bairro São Vidal com a Avenida Anselmo Maia, Bairro São Francisco e Bairro Guarani, este último incluindo Santo Antônio, Virgíneos, Pé da Terra e Cesários. O Município conta com oito profissionais em campo atuando na zona urbana e zona rural.

Galeria de imagens:

Imagens: ASCOM/IBGE