Radar da Imunização: Serviços de saúde e de assistência são oferecidos a população ribeirinha

Outras ações se integraram ao Projeto Moabilidade, o Radar da Imunização, um projeto de estratégias de fortalecimento das ações de Imunização para aumentar a cobertura vacinal, com identificação dos resíduos vacinais por meio de busca ativa e com bases nos dados do quantitativo de crianças, jovens, adultos e idosos cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

“Eu fico muito feliz quando vejo este fluxo tranquilo de pessoas procurando os serviços de saúde. Em outras épocas, logo que assumimos a prefeitura os profissionais de saúde não davam conta de tanta gente pra atender isto é fruto dos investimentos que foram como esta unidade de saúde do São Salvador equipada com medicamento e todos os serviços que as da zona urbana tem, um programa de saúde Itinerante eficiente, humanizado e que atende a todos os nossos munícipes. A construção da UBS no São Salvador foi uma das decisões mais acertadas de nossa gestão. Quero parabenizar todos os profissionais de saúde envolvidos neste projeto e, de maneira especial as Secretárias Joice, de Saúde, e a Secretária Rocilda, Assistência Social por deslocar suas equipes e as colocar à disposição da população ribeirinha” disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Durante os dias de atendimento centenas de pessoas se deslocaram de diversas comunidades com duas, três e até quatro horas de distância da sede São Salvador. Os atendimentos oferecidos na Unidade de Saúde como, vacinação, consultas, planejamento familiar, preventivo, entrega de medicamentos, testes rápidos, extração e restauração dentária foram além das expectativas da Secretaria de Saúde.

“Eu estou muito feliz e tenho que aplaudir esta equipe de profissionais pelo amor e dedicação que eles estão com a gente que vive nas margens desses rios.  Nunca cheguei aqui no posto que não fosse atendida, nem eu nem meus filhos, nunca o médico deixou de atender ou olhou para nós com cara feia, sempre nos tratam com muito respeito. O nosso posto está sempre sortido de medicamentos e os que mais eu preciso. Espero que essa equipe não mude, que a atenção que o Prefeito tem tido com a gente continue, porque quem mora na beira desses rios passa por momentos difíceis e, hoje ver o Juiz, o promotor e a Dra. da Defensoria Pública é uma coisa inédita e que nos enche de alegria”, falou a dona de casa Maria Zulenir da Mota.

Mas, não foi só da saúde que os ribeirinhos puderam cuidar, crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres tiveram acesso aos serviços do Projeto Social Salão Solidário desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Centenas de pessoas cotaram o cabelo, cuidaram das unhas dos pés e mãos melhorando a autoestima e o visual. A Secretária também levou a equipe do Programa Bolsa Família que prestou os serviços de auxilio e verificação do CadÚnico.

“Esta ação na comunidade São Salvador é uma sinergia de atividades, oferecendo os mais variados serviços de saúde e jurídico aos ribeirinhos de comunidades distantes do centro da cidade. O Radar da Imunização foi além daquilo que nós imaginamos, pois o que era para ser uma campanha de busca ativa para imunização, se transformou em uma ação de saúde, social e jurídica. Este momento possibilitou juntar as pessoas e conscientizar da importância de manter a carteira de vacinação em dia. Além da imunização estamos oferecendo outros serviços de saúde com uma equipe igual à que atende nas UBS da zona urbana. Estou extremamente feliz com a disponibilidade, com a humanidade da Dra. Glaucia, uma pessoa sensível aos problemas da população e muito solicita, poque deslocar uma juíza, um Promotor de Justiça e uma Defensora Pública até esta comunidade é um fato inédito e que merece toda a nossa gratidão”, finalizou Ajucilene Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde.

A estratégia de busca ativa casa a casa foi desenvolvida pela equipe de Saúde da Família com a integração da Vigilância em Saúde e a sinergia com parceiros como: Pastoral da Criança, associação de pescadores, coordenação de saúde da mulher e da criança, a equipe de Saúde Indígena e Secretarias de Assistência Social e Educação somando com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, por meio da Comarca de Mâncio Lima e a Defensoria Pública do Acre. O poder legislativo esteve presente com os Vereadores Zeca do Pentecostes e Renan Costa, presidente da Câmara de Vereadores.

Galeria de imagens: