Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS” inicia gravações de experiência exitosa de Mâncio Lima

Levar saúde às comunidades mais longínquas é um desafio para as cidades da Amazônia brasileira, especialmente nas regiões ribeirinhas, onde muitos moradores residem a cerca de quatro a cinco horas de uma Unidade de Saúde. Este obstáculo, em Mâncio Lima, a cidade mais ocidental do Brasil, foi superado e premiado, em 2022, pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, com a criação de um programa intitulado Saúde Itinerante de Mâncio Lima – Levando Saúde as Comunidades Rurais Ribeirinhas.

“O SUS acontece nos lugares mais distantes do Brasil e de maneira muito particular em Mâncio Lima. Quando pensamos o Programa Saúde Itinerante nosso público prioritário é exatamente que reside às margens dos rios e igarapés na fronteira do município com Peru, como é o caso da Serra Divisor. O prêmio é de toda equipe gestora, que elaborou e executou as ações junto aos ribeirinhos. A produção deste documentário pela webserie "Brasil, aqui tem SUS" vai levar nossa cidade, nosso trabalho para o Brasil inteiro e para o mundo por meio das redes sociais e isto é motivo de orgulho e alegria para todos nós”, destacou Ajucilene Gonçalves, Secretária Municipal de Saúde.

Com o tema “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal”, a 3ª edição do Prêmio contemplou experiências de Santo André/SP, Mâncio Lima/AC e Laranjal do Jari/AP. Os trabalhos de maior destaque por estado foram reconhecidos e serão apresentados através de um documentário do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS”. A gravação do Webdoc da experiência: “Saúde itinerante de Mâncio Lima – levando saúde às comunidades rurais ribeirinhas”, será no período de 18 a 22 de abril de 2023, com atendimento itinerante de saúde às comunidades do Rio Moa e Azul. Participam da gravação: equipe municipal de saúde, gestora municipal de saúde, equipe da TV CONASEMS e Rede Colaborativa (Apoiador e Coordenação de Apoio).

“A produção deste documentário é resultado de uma promessa de campanha que assumimos no nosso primeiro ano de governo. Visitando as comunidades ribeirinhas era possível ver o descaso, a falta de assistência em saúde que eles viviam. Sentamos com nossa equipe e montamos uma estratégia, que graças ao empenho e dedicação de todos veio a ser premiada e agora será divulgada em todo o Brasil por meio das redes sociais. Quero parabenizar a todos os profissionais de saúde, em especial a Cris Marrone, Alderly Costa, o Abraão Amaral e o Erlan Araújo que foram os autores do projeto vencedor”, finalizou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS aconteceu no dia 14 de julho de 2022, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, e entregou 63 premiações, o que gerou muita comemoração entre os presentes. O Programa Saúde Itinerante tem uma periodicidade de 30 a 60 dias, a ida de uma equipe multidisciplinar às comunidades distantes tem diminuído o fluxo nas UBS e a população tem passado a ter um atendimento diferenciado e mais humanizado.