Profissionais da Educação Infantil e Fundamental recebem formação para aperfeiçoar o ensino da alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto aderiu, em junho de 2023, ao programa do Governo Federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para qualificar o trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil e fundamental e assegurar a alfabetização na idade certa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Um dos eixos do projeto visa oferecer formação para os profissionais da área da educação, por meio de estudo e reflexão sobre práticas e possibilidades de atuação em que o estudante seja protagonista da própria aprendizagem no processo de apropriação da leitura e da escrita.

Na manhã da última quarta-feira, 24, no auditório do Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas, aconteceu a abertura do I Ciclo de Formação do programa. A formação, que tem duração de três dias e conta com momentos de muito conhecimento, interação entre os profissionais presentes, trocas de experiência exitosas, aprendizado, conta com a participação dos profissionais da educação do ensino fundamental dos anos iniciais e com formadores da Secretaria Municipal de Educação.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Zehilton Rodrigues

Imagens: SEMEC