top of page

Prefeitura realiza Dia D da campanha Novembro Azul


O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


A conscientização sobre a saúde do homem é objetivo da campanha mundial Novembro Azul, por isso, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está atuando com campanhas, palestras e atendimento especializado para a redução de fatores de riscos de doenças crônicas associadas a esse público, como problemas cardiorrespiratórios e câncer de próstata.

“Nós trabalhamos com meses temáticos e, este mês dedicado aos homens para a prevenção do câncer de próstata, no qual oferecemos um atendimento diferenciado com palestras educativas, vacinação, testes rápidos e exames para esta doença. As unidades de saúde se organizam e dedicam um dia para atender a todos os homens daquela área, definindo estratégias para atender o maior número possível de pessoas, é um momento só para os homens, não tem mulheres, não tem crianças, é só os homens”, disse Ajucilene Mota, Secretaria Municipal de Saúde.

A Unidade de Saúde Maria Rodrigues adotou a estratégia de ir onde os homens estão, em seu local de trabalho. Durante a manhã da última sexta-feira, 24, dezenas de trabalhadores de uma granja puderam ter um atendimento diferenciado com vacina, testes rápidos, aferição de pressão, triagem para exames mais complexos e orientação quanto a prevenção do câncer de próstata. Este modelo de atendimento tem como objetivo garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde sem interferir no seu trabalho do dia-a-dia.

“Esta é uma iniciativa muito boa de nos chamar para cuidarmos da nossa saúde, porque nós que moramos na zona rural, vivemos da agricultura temos pouco tempo de ir até o posto para se consultar e, tendo uma dia só para nós é muito bom porque aproveitamos para se consultar, tomar as vacinas disponíveis, fazer os testes e colocar a saúde em dia”, destacou João Alves do Nascimento, 71 anos, agricultor e morador do Belo Monte.

Na comunidade Pentecostes, a UBS Francisco Alencar, realizou um dia inteiro dedicado aos homens, além dos serviços acima citados, os trabalhadores rurais tiveram acesso a médico, dentista e serviços de enfermagem. Como forma de incentivar e dar o bom exemplo de que os homens precisam cuidar da saúde, o Prefeito Isaac Lima fez questão de acompanhar de perto o atendimento, que ao final do dia contou com um torneio de futebol de campo.

“O homem tem que se cuida, nós homens temos que aproveitar esses momentos que as Unidades de Saúde oferecem exclusivamente para nós. Quero parabenizar toda equipe da saúde em nome da Secretaria Joice, pelo esforço e dedicação com que desenvolvem as ações nos meses temáticos provando que nossa missão é levar saúde aos lugares mais distantes de nossa cidade, me alegro em ver tantos homens vindo para os atendimentos que estão sendo oferecidos, o que eleva de maneira positiva os índices de saúde de Mâncio Lima”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os homens têm mais risco de morte por doenças não transmissíveis e que se agravam em longo prazo, se comparados às mulheres. Em Fortaleza, no ano de 2023, até o mês de outubro, dentre das principais causas de morte neste grupo estão as doenças do sistema circulatório, que apresentaram 1.562 óbitos, e o câncer, em que a neoplasia de brônquios e pulmões registrou 146 mortes e de próstata, 125.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário
bottom of page