• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Prefeitura inaugura nova sede da Secretaria de Saúde

Na noite da última quinta-feira, 21,  a administração pública de Mâncio Lima entregou à população a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde. As novas instalações auxiliarão no planejamento e facilitarão o atendimento aos munícipes, oferecendo um serviço de melhor qualidade em menor tempo.

A abertura contou com uma apresentação toda especial do grupo de artistas da Igreja Católica. Os cantores e dois jovens dramatizaram a aparição do Anjo Gabriel a Nossa Senhora anunciando a chegada de Jesus.

“A mudança para essa nova sede representa uma conquista importante para os servidores, refletindo diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população. Estamos felizes em proporcionar esse avanço, que certamente impactará positivamente aqueles que dependem de nossos serviços. Foi uma luta muito grande para que pudéssemos conseguir os recursos para reformar o antigo prédio da Assistência Social e, foi graças a uma emenda do Ex-deputado Estadual Jonas Lima que finalmente foi possível realizar este sonho e termos um ambiente maior e mais acolhedor”, destacou Ajucilene Gonçalves, Secretária Municipal de Saúde.

O prédio já foi a primeira escola de Ensino Médio do Município, a Antônio de Oliveira Dantas e a Secretaria Municipal de Assistência Social, após sua desativação, a gestão buscou esforços para reformar e fazer dali a sede da Secretaria de Saúde. O prefeito Isaac Lima falou da alegria de inaugurar um local próprio para q secretaria e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde.

“É com muita alegria que inauguramos este espaço para os serviços de saúde de nossa cidade. E, nesta noite eu me orgulho e me alegro em ver a presença do judiciário nesta solenidade e mais próximo da população prestigiando os eventos do poder executivo e fechando parcerias para ações conjuntas com a saúde, parabéns ao Judiciário na pessoa da nossa Juíza Dra.

Glaucia Gomes. O espaço que a Secretaria de Saúde dispunha já estava pequeno para o volume de ações e de profissionais, não oferecia mais conforto e, foi a partir daí que corremos atrás dos recursos e tivemos a felicidade de o Ex-deputado Jonas Lima destinar R$ 450 mil de suas emendas para esta reforma, um parlamentar que foi gigante, que deixou um legado muito importante no nosso estado e de maneira muito especial em Mâncio Lima”, disse Isaac Lima.

O gestor destacou, ainda, as ações e conquistas para as políticas de atenção básica a saúde no ano de 2023. “Nós estamos finalizando o ano de maneira positiva, gestão unida, vice-prefeita parceira e alinhada com as ações. Na saúde demos passos largos e importantes, e esses avanços foram possíveis pra que a população não ficasse doente, se não fosse a agilidade e o compromisso das equipes teríamos perdido muito mais vidas na pandemia, por exemplo. Fechamos o ano com as equipes bem avaliadas e premiadas, já construímos sete UBS equipadas, tanto com profissionais, quanto com medicamentos, os parabéns vão para todos os profissionais de saúde que se dedicam dia a dia em salvar vidas e cuidar da saúde da nossa população.”

A solenidade, que reuniu diversas autoridades, servidores da pasta e população, contou ainda com a presença da Juíza de Direito da Comarca de Mâncio Lima Dra Glaucia Gomes. A Magistrada falou da alegria de compartilhar aquele momento com a população e o prazer de estar firmando com a Secretaria de Saúde um projeto para atender as comunidades ribeirinhas.

“Nos poucos meses que estou em Mâncio Lima tenho tido uma aproximação muito grande com a pasta da saúde e de maneira especial com a Secretária Joice.  Estamos alinhando ações conjuntas para as comunidades ribeirinhas, através do Projeto  Justiça Itinerante no Rio Moa e no Rio azul e, este é apenas um dos projetos que pretendemos executar. O Judiciário precisa estar perto das pessoas e, com a parceira saúde e judiciário tenho certeza que os resultados serão positivos. Parabéns a toda gestão, que continue fazendo muito mais e dando uma qualidade de vida melhor aos seus munícipes, os valores mais importantes para o ser humano são saúde, educação e liberdade, nada se faz só, as articulações, as políticas têm que funcionar interligadas com o único propósito, melhorar a vida da população”, ressaltou Dra. Glaucia Gomes, Juíza de Direito.

O Presidente da Câmara, Vereador Rena Costa reafirmou que a sede própria é uma conquista, por diversos motivos. “Esta inauguração é histórica porque reúne os três poderes do município e marca um momento muito importante na política de saúde, esta obra é entregue em um momento muito importante que a saúde vive, ações sendo reconhecidas, equipes sendo premiadas pelos bons resultados. Os profissionais estão de parabéns pelo empenho e dedicação. O esforço da gestão na busca de recurso tem garantido resultados positivos como este, funcionários bem remunerados, em espaços adequados e um atendimento humanizado. Parabenizo aqui o Ex-Deputado Jonas Lima pela brilhante iniciativa de alocar emendas para esta obra”, finalizou o parlamentar.

O prédio, onde estão centralizadas as atividades da secretaria, teve um investimento de R$ 450 mil fruto de emenda parlamentar do Ex-Deputado Estadual Jonas Lima por meio de um convenio com a SESACRE e teve toda sua estrutura reformada, pois, era o antigo prédio da Assistência Social e ganhou pintura nova, troca de piso, colocação de novas janelas de vidro, revisão da cobertura, colocação de calhas, 10 salas amplas e um espaço para reuniões.

Após os discursos houve o descerramento da faixa inaugural e da placa, em seguida os presentes conheceram as instalações da sede própria da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a solenidade estiveram presentes secretários municipais, servidores da Saúde, os Vereadores Zeca do Pentecostes e Reziane Barros, a Vice-prefeita Ângela Valente, o Ex-prefeito Luiz Helosman, autoridades locais e população.

Galeria de imagens:

Beatriz Monte