Prefeitura, gestores escolares e Policia Militar dão inicio às atividades do PROERD

Um reforço para as escolas e uma preocupação a menos para quem tem que deixar seus filhos em tempo integral ou por um período nas repartições de ensino municipal. Com o objetivo de formar estudantes do Ensino Fundamental, preferencialmente do 5º ano, com idade entre 09 e 12 anos, o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola, a família e o poder público teve suas atividades iniciadas na manhã desta terça-feira, 18, no Auditório do Colégio Municipal Pe. Edson de Oliveira Dantas em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima.

“Este programa é um reforço muito importante para a comunidade escolar, para os pais de alunos e a sociedade. A partir do momento que nossas crianças são formadas dentro dos princípios da cidadania, respeito, da não violência e resistência às drogas, nós teremos futuros cidadãos de bem. Vivemos um momento preocupante para as escolas e, este programa vem na hora certa, as crianças não podem ficar reféns das drogas, do aliciamento do tráfico e da violência”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

O programa tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Cabe a Policial Militar, desenvolver o conteúdo do programa utilizando a cartilha PROERD, com a colaboração imprescindível do (a) Professor (a) / educador (a) da classe, que além de auxiliar na aplicação das atividades, terá um papel importante como divulgador (a) das ideias do programa.

“O PROERD tem o objetivo não de educar, pois, esse papel cabe as repartições de ensino, mas, ele vem para somar e ser um aliado importante no combate as drogas e a violência domiciliar e escolar. Estamos chegando nas escolas num momento delicado onde estão tentando implantar terror psicológico e a violência cruel nas nossas crianças, corpo docentes e pais de alunos, instaurando o terror e o pânico ao ponto dos pais não quererem mais mandar seus filhos para estudar. O PROERD veio para orientar, educar e conscientizar o nosso publico alvo de que o uso de drogas é crime, violência de qualquer natureza é crime sujeita as penalidades da lei. O que a gente espera é que os pais abracem novamente o programa e o usem como aliado para o combate as drogas e violência escolar”, disse o 1º Tenente Nogueira, Comandante do 1º Pelotão da Policia Militar de Mâncio Lima.

O programa já tem matriculadas mais de 250 crianças de seis escolas municipais, uma dessas escolas é o Colégio Municipal Pe. Edson, que tem hoje 100 crianças inscritas no programa. O reinício das atividades é motivo de alegria e de tranquilidade para a comunidade escolar, como bem falou a Diretora Professora Tânia Gadelha.

“Nós temos valorizado bastante esta parceria entre a Escola e a Polícia Militar, pois vivenciamos no dia a dia situações de crianças que vem de famílias totalmente desestruturadas, viciadas em drogas e com histórico de violência. Acolhe-las e fazer um trabalho como este do PROERD é de fundamental importância e os resultados são positivos, estou muito feliz com o início do programa principalmente neste momento delicado e preocupante que estamos vivendo”, ressaltou Tania Gadelha, Diretora do Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas.

Ao término do curso, é realizada uma solenidade de formatura com a presença dos pais, alunos, professores, direção da escola e convidados, onde os alunos recebem um certificado de conclusão do programa, assumindo publicamente o compromisso de dizerem "NÃO" às drogas e à violência.

Paulo Rogério, Policial Civil e pai de uma aluna conhece e sabe a importância do programa.

“O PROERD vem para amparar e ajudar os pais e a comunidade escolar para que eles entendam que a pessoa ameaçada pelas drogas e violência podem buscar saídas para a solução destes problemas tão graves e que ameaçam as famílias. “

O conteúdo curricular do programa consiste em cinco lições que se concentram em fornecer aos participantes informações relevantes sobre Drogas, uso e experimentação de Drogas, violência e aptidões de como orientar a prevenção às Drogas. Durante os encontros, os participantes aprendem maneiras pelas quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar das pessoas e capacitará a comunidade para ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os pais a fazerem escolhas positivas.

Estiveram presentes na solenidade, o Capitão da Policia Militar Silva Lima, o Coordenador do Policiamento Comunitário José Jairo, Tenente da PM Cleison, 1º Sargento Gerson, instrutor do PROERD, Diretores de Escolas Municipais, Secretários Municipais Rosaldo Marques e Danilo Chagas e o representante da SEMEC Walderclins Nascimento além de outras autoridades civis e militares, estudantes e professores.

Galeria de imagens: