Prefeitura fortalece políticas de assistência social e saúde com a contratação de 30 profissionais

Integrar as ações e fortalecer as políticas existentes tem sido uma das estratégias da atual gestão, a Agenda 2030 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ganham força e visibilidade na busca de uma cidade sustentável, resiliente, com crescimento econômico, erradicação da pobreza e das desigualdade sociais e o equilíbrio ecológico a partir da associação das ações e políticas públicas integradas.

Na manhã desta segunda-feira, 24, no Gabinete do Prefeito, duas áreas ganharam um reforço importante, a saúde e assistência social, com a contratação de 30 profissionais aprovados no último concurso efetivo destes, quatro são Orientadores Sociais, uma Psicóloga, 19 Agente de Endemias, um Educador Físico, um médico Clínico Geral, um Dentista, dois Técnicos de Enfermagem e um Auxiliar de Laboratório.

“Eu estou muito feliz e me sentindo abençoada por, após cinco como provisória, estar me efetivando e me firmando no Município. Quero desempenhar um trabalho a altura do que já fiz no CAPS trazendo todo o conhecimento e as experiencias lá adquiridas, que embora seja um público em situação de vulnerabilidade social, é um desafio grande lidar com as famílias do CRAS. Sou grata a gestão por ter feito este concurso nos oportunizando ter um emprego permanente. Estou feliz e cheia de energia para lidar com um público onde a saúde mental precisa ser trabalhada olhando o indivíduo de maneira humana e em todas a suas complexidades sociais”, disse Maria da Glória Leite de Mendonça, psicóloga lotada no CRAS.

Os novos servidores empossados fazem parte dos Concursos Públicos Objeto dos Editais nº 001/2022 e nº 002/2022, para o provimento de cargos de Nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social que atuarão em áreas diversas.

“Hoje o município ganha um reforço de mais 30 profissionais que irão atuar na saúde e na assistência social de forma permanente e, para nós, a sensação é de dever cumprido e cuidados com a nossa população. Quem é aprovado em um concurso tem esse desejo e com estas novas contratações vamos fortalecer as ações no combate a malária em que já podemos comemorar os resultados, pois, saímos de 1.300 para 70 casos mês da doença, além disso, vamos estar cobrindo mais uma área da atenção básica a saúde da família nos Bairros Pé da Terra e Santo Antônio, com a presença permanente do nova médica que foi lotada”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Maria de Nazaré fez o seu primeiro concurso e já foi aprovada, com a assinatura do Termo de Posse, a profissional que atuará como Agente de Combate às Endemias está animada e cheia de expectativas para o seu primeiro emprego. “Estou muito feliz com o meu primeiro emprego e, desta feita permanente e com o contato direto com a população no combate à malária em que a meta é que ela seja erradicada até 2030, recebemos capacitação e me sinto preparada para este novo desafio que estou assumindo, destacou a Agente de Endemias.

Atenção básica

Dos 30 profissionais recém empossados, 24 irão atuar na atenção básica e no controle e combate às doenças tropicais das nove Unidades Básicas de Saúde, uma delas médica ginecologista, sete unidades já estão com suas equipes montadas. Com a desistência de dois profissionais do programa Mais Médico, os postos de saúde Dr. Cerqueira e Raimundo Reginaldo estão aguardando a chegada dos novos profissionais do programa do Governo Federal que de acordo com a Secretaria de Saúde podem chegar a qualquer momento.

Na área fluvial a população conta com uma equipe completa, sediada na Unidade de Saúde Lina Barreto, na comunidade São Salvador ali, um médico, dentista e enfermeiro e técnicos de enfermagem e Agente de Saúde já estão realizando atendimento do Pé da Serra no Rio Moa ao Rio Azul.

“Atenção básica humana e de qualidade tem sido a nossa meta para a população de Mâncio Lima. Hoje, estamos recebendo estes novos profissionais e, junto com eles uma médica que tem perfil de atenção básica, conhece as necessidades, está a disposição e uma profissional muito humana. Até 2024, nossa meta é zerar os casos de malária no município com este reforço e com as ações planejadas e organizadas, estamos com uma média de 50 casos mês o que representa um avanço muito grande. A zona rural terrestre e ribeirinha já tem uma equipe que vai prestar atendimento diário e com profissionais que gostam de trabalhar com este público. Estou feliz e tenho certeza que a nossa saúde, o atendimento a nossa população será melhor ainda. É importante destacar a parceria com a SESACRE na capacitação dos novos contratados, todos já começam a atuar com formação em suas áreas e já conhecendo os desafios que terão pela frente”, finalizou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.

O evento contou ainda com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rocilda Mendonça, dos Secretários Municipais Taidison Lima, de Administração e Planejamento, Kennedy Guimarães, Meio Ambiente e Turismo, Danilo Chagas, Articulação Institucional, Chefe de Gabinete, Maria Claudeisa e técnicos do Setor de Recursos Humanos.

Imagens: Evandro Ibernon/Pedro Benevides