Prefeitura e UFAC celebram acordo de cooperação para oferta do projeto "#EunaUFAC", inscreva-se

A Prefeitura de Mâncio Lima e a Universidade Federal do Acre (Ufac) assinaram um acordo de cooperação para oferta do projeto de extensão "Eu na Ufac", pré-Enem que visa aumentar as chances de acesso ao ensino superior de pessoas com baixa renda.

Pelo documento, as instituições se comprometem a unir esforços para oferecer aos egressos do ensino médio local conhecimentos básicos sobre o conteúdo exigido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação visa ampliar o acesso dos jovens em ações afirmativas que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam sua capacidade de inclusão, garantindo-lhes mais oportunidades no acesso à educação superior.

Para o Prefeito Isaac Lima a iniciativa da UFAC é louvável e chega num excelente momento para os estudantes do município, pois representa oportunidade aos jovens manciolimenses que pretendem ingressar no ensino superior.

“Além de igualdade, a oferta inteiramente gratuita de um cursinho pré-vestibular se confirma enquanto justiça para aqueles que não têm condição de pagar um curso particular. Oportunidade esta que permitirá a realização do sonho de fazer uma faculdade e, assim, despertar a vocação desses jovens”.

Os cursos acontecerão em espaços cedidos pelo município de Mâncio Lima, com infraestrutura mínima (carteiras, quadro branco e equipamentos multimídia), O objetivo final é proporcionar aos estudantes a oportunidade de melhor classificação para ingresso nos cursos de graduação da Ufac.

As inscrições serão realizadas na Biblioteca Municipal. situada a rua Alberto Gadelha, nº 385, Centro (ao lado da Assistência Social) de 20 a 27 de março de 2019.

Para fins de efetivação da matrícula, os estudantes interessados deverão apresentar os seguintes documentos no ato:

• Declaração de matrícula

• Certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar

• Original e cópia do documento oficial com foto

• Cópia do comprovante de endereço

• Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada

Inicialmente serão ofertadas 100 (cem) vagas divididas em 02 (duas) turmas. A previsão é que as aulas tenham início no mês de abril.

O acordo de cooperação celebrado terá duração de 12 (doze) meses, ou seja, 01 (um) ano e pode ser prorrogado através de termo aditivo.

Contrapartidas

Município

A Prefeitura de Mâncio Lima compromete-se com a garantia de hospedagem e alimentação à equipe da Ufac responsável pela oferta das aulas, divulgação e inscrição dos alunos, cessão dos locais de aula, transporte dos tutores de Cruzeiro do Sul a Mâncio Lima, manutenção e limpeza do espaço, fornecimento de água mineral e equipamentos multimídia.

UFAC

A UFAC será responsável pela elaboração e execução do projeto, seleção dos tutores, acompanhamento, supervisão e avaliação do projeto, pagamento da bolsa aos tutores discentes da Ufac envolvidos no projeto, apoio pedagógico aos tutores, fornecimento do material didático aos alunos e emissão de certificados, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Sobre o projeto

O pré-Enem “Eu na Ufac” segue o modelo tradicional de cursos preparatórios, ofertando aulas que integram as quatro grandes áreas do conhecimento exigidas pelo Enem: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. O diferencial do curso fica por conta dos tutores que são selecionados entre alunos de diferentes cursos de graduação.