• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Prefeitura de Mâncio Lima realiza Chamada Pública para aquisição de produtos agrícolas para a alimentação escolar

O Município de Mâncio Lima realizou, na manhã desta terça-feira, 20, uma Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o fornecimento de produtos regionais para complementação da alimentação escolar, da agricultura familiar, constituídos em cooperativas e associações ou grupos informais de agricultores familiares para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE para o período de 10 meses.

“O nosso compromisso tem sido apoiar e valorizar o homem do campo investindo em insumos, implementos e fomentando novos mercados para que o produtor da agricultura familiar possa vender seus produtos. A aquisição dos produtos agrícolas para a merenda escolar é um avanço muito grande e marca um momento muito importante na nossa gestão e na economia rural”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Recentemente, o município cadastrou cerca de 40 produtores para fornecimento de produtos da agricultura familiar na zona urbana, rural terrestre e rural ribeirinha, fortalecendo a política pública do PNAE e economia local. Na zona rural ribeirinha o número de famílias cadastradas do programa subiu de 10 para 20 beneficiados. Cada produtor recebe um valor e oferta aquilo que produz em sua propriedade de acordo com o cronograma e o cardápio estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SEMEC.

A quantidade de gêneros alimentícios a serem adquiridos é estimada com base nos cardápios elaborados pelos nutricionistas do Município e executados pelas escolas. O preço de compra será o menor preço apresentado pelos proponentes. Serão utilizados para composição do preço de referência os praticados no âmbito doPrograma Nacional de Alimentação Escolar – PNAE . A novidade é a entrada de produtos que não faziam parte do cardápio escolar como leite pasteurizado e o queijo da região. Ano passado o peixe foi inserido.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Sendo essa uma ação permanente, determina que, no mínimo 30% do valor repassado aos municípios deve ser destinado para compra de alimentação escolar direto da agricultura familiar, isto é, do pequeno produtor, da própria localidade.

Beatriz Monte