• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Prefeitura de Mâncio Lima realiza a I Conferência Municipal de Cultura

Acontece, na manhã desta terça-feira, 17, no Auditório do Colégio Pe. Edson, a I Conferência Municipal de Cultura sob o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, eleger os delegados(as) para 4 Conferência Estadual de Cultura e, promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.

A abertura do evento contou com a interpretação dos hinos Nacional, Estadual e Municipal cantados por artistas locais, apresentação do grupo de capoeira Bom de Escola, Bom de Capoeira e o coral Vozes da Aurora. Ambos os projetos sociais são com crianças das escolas municipais.

“Hoje é um dia de pensar a cultura, um dia de pensar a cultura do nosso município, que envolva a juventude, a criança e os idosos. Este é um momento de pensar como resgatar e manter movimentos culturais tão importantes e bonitos de nossa cidade. Já temos recursos garantido para efetivar de algumas ações por meio da Lei Paulo Gustavo, que já estão em fase final de aprovação dos projetos. Nossa gente tem muito vigor, força, garra e determinação na dança, na poesia, na música, eu estou muito esperançosa com os resultados desta conferência que vai trazer grandes frutos para a cultura de Mâncio Lima, que é um caldeirão cultural”, falou Ângela Valente, Prefeita em exercício.

O debate, que conta com a presença de autoridades locais, representantes do Ministério Público, alunos, Secretários Municipais, lideranças locais e comunidade em geral, vai nortear as pautas que serão discutidas na 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC) que acontecerá nos dias 04 e 08 de março de 2024.

“Hoje é um momento histórico, pois o Município realiza sua I Conferencia Municipal de Cultura e, as expectativas são as melhores possíveis de sairmos daqui com boas ideias, com propostas possíveis de serem executadas. A participação da comunidade é muito importante para este momento de construção de políticas públicas para o setor cultural. A Secretaria Municipal de Educação está dando todo o apoio para que ocorra tudo bem e que saia daqui propostas relevantes para a estadual e quem sabe para nacional”, destacou Junior Pinho, Secretário Municipal de Educação.

Tião Moura é um fazedor de cultura, mantém viva a memória do Reizado Boi Carion, uma manifestação cultural milenar que remonta dos tempos em que o Município era Vila Japiim. Há mais de 30 anos é marujo, uma brincadeira muito comum na festa carnavalesca. Moura vê nesta conferência a oportunidade de manter viva a memória artística e cultural da cidade.

“Para mim é uma satisfação imensa poder estar contribuindo com esta conferência, pois desde os 18 anos que venho lutando para manter a vida cultural do nosso município viva. Aqui teremos a oportunidade de apresentar nossos projetos e ações para esta área. O Reizado é uma manifestação cultural muito bonita, que acontece a cada ano no mês de dezembro e que tem um custo alto para manter e para nos apresentarmos, é uma cultura que foi trazida pelos nordestinos para dentro do nosso município na década de 30 e, a partir de 2009, nós estamos trabalhando para que ela não se perca e possa ser uma identidade de nossa cidade”, finalizou Tião Moura.

A I Conferencia é realizada pela Prefeitura de Mâncio Lima, por meio do Departamento de Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC). Seis eixos temáticos serão tralhados e, ao final, além da aprovação das propostas serão eleitos 04 Delegados que oirão participar da Conferência Estadual.

Galeria de imagens: