Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações de prevenção e combate a dengue.

Atualizado: 10 de fev. de 2021

Época de frio, início do inverno, do período chuvoso e os cuidados contra a dengue diminuem. Isso ocorre porque o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

A prefeitura de Mâncio Lima está realizando uma ação intensiva para eliminar os focos de proliferação do mosquito da dengue, evitando que estes se reproduzam com a chegada do verão.

“Estamos nos prevenindo para futuros problemas com a dengue e com a malária em nossa cidade. Iniciamos um mutirão de limpeza púbica no Bairro São Francisco e no Bairro Iracema, uma frente de trabalho, de pouco mais de 20 homens, máquinas e equipamentos, está recolhendo entulho, roçando as calçadas, praças e, acima de tudo, pedindo o apoio da nossa população. É muito importante que as pessoas limpem seus tanques, caixas d’águas e coloquem o lixo em sacos plásticos para ser recolhido pela equipe de limpeza”, disse Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

Paralelo à limpeza da cidade, a Prefeitura está distribuindo 60 caixas de lixo nas repartições públicas e espaços de visitação. Com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Saúde, entra em campo o trabalho de conscientização quanto aos cuidados e o correto acondicionamento do lixo.

Aprovada em dezembro de 2020, o Lei de nº 444, criou o Código de Postura do Município. De acordo com o artigo 204 todas as residências e prédios comerciais, situados em ruas onde haja o serviço de coleta de lixo, deverão possuir recipiente coberto próprio para a remoção do lixo.

O comerciante Francisco Izaquiane Miranda, popularmente conhecido por Rodinha, morador do Bairro São Francisco, se disse muito satisfeito com a limpeza do bairro, de acordo com o mesmo, se todos os moradores fizerem a sua parte a cidade vai permanecer limpa e a população com saúde. “O prefeito e toda sua equipe estão de parabéns, nosso bairro está ficando limpo e bonito, isso é cuidar da saúde do povo e da beleza da cidade”, finalizou o comerciante.

A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais.

No entanto a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar a morte. Normalmente a primeira manifestação da dengue é com febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.

Em janeiro deste ano houve uma diminuição nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2020, este ano foram diagnosticadas 20 pessoas e ano passado, foram 55 casos só no mês de janeiro porém, houve um aumento preocupante nos casos de zika e Chikungunya. Em 2020 foram confirmados 141 casos de dengue, três de zika e oito casos de Chikungunya.