Com apoio da Ufac e do Senar, Prefeitura de Mâncio Lima fortalece a pecuária leiteira com capacitação de criadores.

Uma turma de 10 produtores rurais que participam do Programa de Incentivo à Pecuária Leiteira, da Prefeitura de Mâncio Lima, encerram nesta quarta-feira (06), um curso de técnicas para melhorar a produção de leite e de seus derivados. A capacitação foi oferecida em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A Ufac e o Senar disponibilizaram instrutores para o curso realizado durante 160 horas onde os produtores tiveram orientações sobre o uso de tecnologias modernas para a ordenha, sobre o preparo correto de pastagem, aprenderam a produzir ração para aumentar a produção de leite e tiveram informações sobre inseminação artificial.

Nesta quarta-feira, os participantes do curso tiveram um dia de campo para as aulas práticas em duas propriedades do município. Para os criadores, o treinamento trouxe novos conhecimentos que os deixaram mais motivados para ampliar a atividade.

"É um curso muito importante, pois aprendemos a trabalhar melhorar para aumentar a produção de leite. Também fomos orientados sobre como cuidar melhor da higiene tanto termos um leite, quanto os derivados de qualidade e para sabermos as práticas da ordenha. É um treinamento fundamental que nos incentiva a melhorar nossa atividade", disse José Neto.

A Secretaria Municipal de Agricultura coordenou a capacitação e já vem executando o Programa de apoio à Pecuária Leiteira desde o início deste ano.

"Estamos apoiando um grupo de criadores desde a recuperação de pastagem, o manejo dos animais e a sanidade, e oferecendo orientação técnica para que eles possam inserir novas tecnologias em suas propriedades. Por determinação do prefeito Isaac Lima, nossa meta é ampliar a capacidade de produção e a qualidade de todos os produtos agropecuários do nosso município", destacou o secretário de agricultura Ézio Júnior.

A prefeita em exercício, Ângela Valente acompanhou o encerramento do curso nesta quarta-feira. "Nossa meta é sempre apoiar, principalmente os pequenos criadores para melhorar a renda e para que eles tenham conhecimentos técnicos para produzir com qualidade", afirmou a vice prefeita.