Prefeitura de Mâncio Lima e SENAR capacitam produtores rurais na cadeia produtiva do café

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtivo do café de Mâncio Lima, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Produção, em parceria com a SEPA e SENAR, encerraram mais um curso de capacitação para os cafeicultores. O curso formou 15 produtores rurais com temáticas voltadas para o melhoramento e produtividade desta cultura tão importante para a economia local.

O treinamento, que contou com aulas práticas e teóricas, abordou os temas educação ambiental, saúde e segurança no trabalho, educação postural, princípios da produtividade e qualidade, introdução a Cafeicultura, análise da cadeia produtiva local, espécies adaptadas a região, diagnóstico e planejamento produtivo, sistema de plantio (aberto e adensado), construção de viveiros, preparo de mudas e preparo de substrato, colheita, pós-colheita e comercialização.

O encerramento do curso ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, na Casa de Cultura Márcia Alencar e contou com a presença da Prefeita em Exercício, Ângela Valente, Alana Souza, Secretária Municipal de Produção, Tabita Lima, Secretária Municipal de Gabinete, Adermanda Cavalcante, Gerente do Escritório da SEPA em Mâncio Lima e Hadamés Wilson, Engenheiro Agrônomo do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Mâncio Lima tem cadastrado 120 produtores do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café Conilon Clonal consorciado com outras práticas agrícolas já existentes. A Prefeitura fornece o adubo e as mudas aos agricultores cadastrados junto à Secretaria de Produção, ao todo já foram entregues mais de 32 mil mudas, e uma mil sacas de adubos, já forma investidos com recursos de emendas parlamentes mais de R$ 2 milhões para a cultura do café.

Procurando sempre os parceiros certos e buscando junto à bancada federal emendas para investir na agricultura familiar, a atual gestão, de 2017 até os dias atuais, já conseguiu mais de R$ 17 milhões em investimentos para compra de insumos, equipamentos, patrulha mecanizada, mudas e outros implementos para o fortalecimento da agricultura familiar.

Galeria de imagens: