Prefeitura de Mâncio Lima e IDAF unem ações no combate à Raiva

A Prefeita em Exercício Ângela Valente, acompanhada das Secretárias Municipais Tabita de Souza (Gabinete) e Alana Souza (Produção), recebeu nesta sexta-feira (17), no gabinete, a visita de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e do IDAF – Instituto de Defesa Agroflorestal.

A reunião teve como objetivo de unir ações interinstitucionais em vista ao surgimento de um possível caso de Raiva no Município.

A Raiva também pode ser chamada de hidrofobia e é uma doença de caráter infeccioso que é causada por um vírus do gênero Lyssavirus. Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

No ser humano esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.

Foi pontuado a importância que os produtores rurais, profissionais da área da saúde, bem como a população em geral em notificarem a ocorrência de animais doente em suas propriedades rurais, de forma que o IDAF possa realizar seu trabalho de atendimento à notificação de forma gratuita, garantindo a proteção da saúde humana e animal.

A conscientização do produtor para a vacinação de todo o rebanho é de suma importância. A vacinação protege os animais contra a doença e garante que o estado permaneça como área livre de febre aftosa, como é reconhecido desde 2005.