Prefeitura de Mâncio Lima e Banco da Amazônia apresentam o FNO Itinerante

Buscando apresentar e disseminar as várias possibilidades de crédito provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) voltadas para produtor rural, micro empresa e empreendedor individual, o Programa FNO Itinerante chegou a Mâncio Lima para apresentar aos interessados as principais linhas de créditos do programa.

“Hoje é uma oportunidade única, o Banco da Amazônia está em Mâncio Lima, a Superintendência do Banco da Amazônia está na cidade junto com os colabores da instituição financeira. O FNO itinerante é isso, é trazer a nossa estrutura em um único dia para onde não tem agencia do banco. Estamos aqui para fomentar, divulgar e deixar claro o que é o Banco da Amazônia, o que ele tem para ofertar ao produtor rural, ao micro empreendedor e ao empreendedor individual. Esperamos sair daqui com sonhos, com propostas e, acima de tudo, com ótimos investimentos para esta cidade”, destacou José Luiz Cordeiro Cruz, Superintendente do Banco da Amazônia.

Pela primeira vez em Mâncio Lima, a oficina contou com a presença do Prefeito Isaac Lima, Deputado Estadual Jonas Lima, ex-prefeito Luiz Helosman, Vereador Zeca do Pentecostes (MDB), Antônio Marlos Nascimento Lino, Gerente do Banco da Amazônia em Cruzeiro do Sul, Ezio Pereira Júnior, Secretário Municipal de Produção, Dulce Silva, Agente de Desenvolvimento, equipe do BASA e membros da comunidade local.

“O momento é importante e único para auxiliar os nossos investidores e produtores rurais para o acesso ao crédito via Banco da Amazônia, pois, raramente vemos esta atitude de vir à comunidade e estreitar os laços com quem investe e tem desejo de crescer. O Banco precisa ter essa proximidade e relação de amizade com os beneficiários e a população da cidade, aqui é a oportunidade de tirar todas as dúvidas, de conhecer as linhas de créditos que serão ofertadas. Estamos buscando a cada dia trazer mais investidores e mais financiadores para que nosso município se desenvolva mais ainda. Já temos mais de R$ 7 milhões empenhados para investir na produção agrícola, estamos melhorando e ampliando os serviços para facilitar a vida do empreendedor local”, finalizou Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

As explanações do evento trataram sobre as atividades do Banco da Amazônia no Estado, tais como aplicação de recursos, atividades beneficiadas e apresentação do Fundo Constitucional do Norte – FNO como a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.

Promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio da execução de políticas públicas e oferta de produtos e serviços financeiros. Além desse, o FNO Itinerante tem como objetivo o acesso ao FNO de forma ágil e simples, fortalecer as parcerias institucionais, fomentar o desenvolvimento econômico e socioambiental e priorizar segmentos de menor porte com 100% do FNO investido na região Norte do país.

O Banco da Amazônia, por meio do FNO, dispõe de R$ 8,6 bilhões para 2021 para o incentivo a pecuária verde, apoio aos projetos ecologicamente inovadores, estímulo ao uso de sistemas agroflorestais, dentre outros.

No Estado do Acre, o Banco da Amazônia já investiu, em 2020, mais de R$ 500 milhões, no Juruá foram R$ 44 milhões e, para o Município de Mâncio Lima, só em 2020, foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões em empresas e para o agronegócio. Para 2021 estão previstos mais de 40 milhões a serem aplicados tanto para o setor empresarial como para o setor rural. O banco, tem procurado a cada dia inovar e se aproximar do pequeno, médio e grande produtor rural.

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon/Imagem do Banco da Amazônia: site ac24.horas.com