Prefeitura de Mâncio Lima assina convênio de R$ 80 mil para limpeza e manutenção dos rios

A parceria Prefeitura de Mâncio Lima e Governo Estadual tem dado bons resultados prova disso, foi o convênio assinado na última sexta-feira, 01, na Alameda das Águas para limpeza e manutenção dos Rios Japiim, Moa, Azul e seus afluentes. O Convênio, no valor de R$ 80 mil é fruto de emenda parlamentar do Deputado Estadual Edvaldo Magalhaes.

“Nós temos uma equipe que realiza a limpeza periódica dos nossos rios pois, os rios são como as estradas que precisam de manutenção para oferecer uma trafegabilidade segura aos nossos ribeirinhos. Este ano, estamos iniciando a limpeza mais cedo aproveitando o começo do verão. A limpeza, para ser bem feita, precisa acontecer quando as águas baixam, os balseiros, as arvores caídas muitas vezes ficam submersas sendo possível a retirada neste período. Estou feliz com esta parceria e, tenho certeza que quem ganha é a população que vive as margens dos rios e igarapés”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A celebração do mesmo se dará entre a Prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária – DERACRE, com vigência de seis meses, podendo ser prorrogado desde que acordado ente as partes.

O rio Moa é um curso de água que banha o estado do Acre. Situado na serra do Divisor, fronteira Brasil–Peru, em suas nascentes está o ponto extremo ocidental do país, sua nascente principal está em território peruano. Nas margens do Rio Moa estão as terras indígenas Nukini e os Nawa, uma em cada lado. O rio possui diversos afluentes com dezenas de comunidades ao seu entorno. Um dos seus principais afluentes é o Rio Azul define o limite leste da seção norte do Parque Nacional da Serra do Divisor.