top of page

Prefeitura assina convênio para apoio as ações da APAE de Cruzeiro do Sul

Convênio com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruzeiro do Sul foi oficializado nesta segunda-feira, 11, e prevê o repasse de mais de R$ 33 mil, pagos em 10 (dez) parcelas mensais.


A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou, na manhã desta segunda-feira, 11, o convênio firmado com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruzeiro do Sul. O ato de assinatura ocorreu na sede da Secretaria com a presença das diretoras da instituição, pais dos excepcionais, os Secretários de Educação Junior Pinho, de Assistência Social Rocilda Mendonça, de Saúde Ajucilene Gonçalves e de Articulação Institucional Danilo Chagas.

“Eu pude presenciar in loco o trabalho e a dedicação da APAE com as crianças especiais e, vi também a necessidade de apoiar aquela instituição com profissionais e com recursos financeiros por meio de convênios e isso estamos fazendo hoje. É um órgão que precisa de maior atenção dos gestores, dos parlamentares para ajudar e contribuir com o trabalho que os mesmos desenvolvem. Dois Deputados Federais já destinaram recursos este ano, o Zezinho Barbary e a Socorro Nery e, que os demais sigam esse exemplo. Aos pais fiquem tranquilos que enquanto estiver à frente da prefeitura vamos dar todo apoio possível para garantir a ida de seus filhos até a sede da APAE em Cruzeiro do Sul. Nas escola estamos com mais de 70 mediadores para apoiar essas crianças no seu ambiente de aprendizagem”, disse Isaac Lima, Prefeito.

O presente Convênio visa realizar programas de habilitação e reabilitação às pessoas com deficiência, oficinas de capacitação à comunidade e pais, atividades complementares na área da educação, atendimento especializado às famílias, palestras nas instituições, no município de Cruzeiro do sul, com objetivo de disseminar as políticas públicas em prol da acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência.

“Mais um avanço na vida das famílias que têm crianças especiais e, nós estamos aqui por esse público que precisa da nossa atenção, a luta foi grande para reafirmarmos esse convênio e esta parceria de maneira legal. Só quem tem um filho especial sabe da importância desta parceria. É um olhar especial e diferenciado e que agora vai atender também os pais, nossa gratidão à prefeitura de Mâncio Lima por esse gesto tão bonito e humano”, destacou Carliene Nascimento, Presidente da APAE.

A atual gestão adquiriu uma van que está dando apoio no deslocamento até o Município de Cruzeiro do Sul. Hoje, Mâncio Lima tem em seu cadastro 23 crianças de diferentes necessidades especiais, um número que mais que triplicou, ano passado eram apenas oito que fazia acompanhamento. As crianças são acompanhadas pelos que também receberão palestras e orientações enquanto seus filhos são atendidos pelos profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistente social.

“Desde que descobri que minha filha tinha deficiência auditiva eu já procurei especialistas para o acompanhamento e orientação hoje, ela está com 16 anos, já está no segundo ano do Ensino Médio e com um desenvolvimento muito bom, aprendemos libras, aprendi a me comunicar com ela. Este convênio é muito importante para todos nós, pois, a passagem para Cruzeiro do Sul não é barata, ainda é preciso se adequar aos horários de ida e volta e, com o transporte que a Prefeitura oferece facilita muito a nossa vida”, ressaltou Maria Resiete, mãe de um adolescente com deficiência auditiva.

As Secretárias de Saúde, Assistência Social e Educação vêm fazendo um trabalho integrado de apoio às famílias, tanto com a cessão de profissionais, quanto com a disponibilização de transporte até a sede da Associação. Foi ciado um espaço com equipamentos básicos para avaliação das crianças com idade de 2 a 7 anos. Hoje, 23 crianças e adolescentes já constam no cadastro para serem acompanhados pela entidade.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário
bottom of page