Prefeito Isaac Lima se reúne com lideranças para tratar de ações para Mâncio Lima

O Prefeito Isaac Lima recebeu na manhã desta sexta-feira (27) diversas autoridades em seu gabinete.

A primeira reunião ocorreu com o Delegado de Policia Civil, José Obetaneo, o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, James Clei, o Presidente da Câmara de Vereadores, Renan Costa e equipe de secretários e os secretários municipais.

Dentre os assuntos tratados está a construção do novo prédio do CISP, já com a ordem de serviço dada pelo governador Gladson Cameli e, já em dias de dar inicio as obras.

Orçada em R$ 2, 5 milhões, a obra vai reformar o antigo prédio da Delegacia-Geral de Polícia no município, e entregará à população, ainda este ano, uma estrutura totalmente nova e modernizada.

Agricultura Familiar

O segundo encontro foi com os técnicos do MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária para tratar sobre a ocorrência da praga Moniliophthora roreri, conhecida como monilíase do cacaueiro que está atacando as plantações de cacau e cupuaçu na região do Juruá com incidência maior em Mâncio Lima.

Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF/AC), coletou material e a confirmação da praga no Brasil foi obtida por meio de análise laboratorial, realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia LFDA/GO.

O Mapa está adotando as medidas cabíveis de contingência, em conjunto com as demais instituições oficiais de Sanidade Vegetal e de pesquisa. Equipes do governo do Estado irão ao local para a ampliação dos monitoramentos de detecção da praga, delimitação da área afetada e adoção imediata de ações de contenção e erradicação, visando evitar sua disseminação para as áreas cultivadas de cacau e cupuaçu no país.

A monilíase é uma doença que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Os técnicos já estão realizando visitas as propriedades no Munícipio acompanhados pela Secretaria Municipal de Produção. A recomendação é que as pessoas fiquem atentas, caso tenham plantações desta cultura e que que ao perceberem o surgimento de fungos nas mesma devem entrar imediatamente com os órgãos responsáveis.