Prefeito Isaac Lima prestigia formatura dos alunos da Escola Estadual Rural Maria Firmino Chaves

O Prefeito Isaac Lima, acompanhado da primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Rocilda Mendonça, do Secretário de Articulação Institucional, Danilo Chagas e do Vereador Zeca do Pentecostes esteve na última sexta-feira, 27, prestigiando a formatura dos alunos de Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Rural Maria Firmino Chaves, a colação de grau aconteceu na Escola Municipal Baulino Vieira que tem uma sala anexa da escola estadual.

“Este é um momento de alegria e de celebração para os formandos, as famílias e a comunidade que tanto nos orgulha e que se destaca em diversas áreas dentre elas a do conhecimento. Em nossa gestão, construímos espaços físicos, ampliamos outros, oferecemos transporte escolar aos alunos da rede municipal e estadual de ensino para que esses jovens pudessem chegar até a escola e celebrarem este momento tão importante em suas vidas e, a partir daqui, trilhar novos caminhos. Estou feliz porque vejo o fruto dos investimentos que que fizemos lá atrás como a construção, com recursos próprios, da escola Braulino Vieira. Vamos instalar uma sala de informática com 10 computadores que já estão compro para serem instalados e passar a atender a classe estudantil e a comunidade”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Os formandos fazem parte das turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Programa Caminhos da Educação do Campo 2022. Ao todo, 50 alunos concluíram esta etapa, porém, apenas 20 participaram da festa de colação de grau que teve como oradora a formanda Maria Cristiele do 3° ano do Ensino Médio.

“Estamos muito felizes e orgulhosos por este momento ímpar em nossas vidas, gratidão as nossas famílias, nossa base e sustento nesta caminhada, e aos nossos mestres, tenho certeza que minhas palavras também reflete na de todos os meus colegas. Foram anos de aprendizado, lutas, boas histórias e de dificuldades também. Não tenho dúvidas que este dia ficará marcado em nossas vidas. A nossa caminhada apenas está começando. Fiz o Enem e agora estou aguardando a nota para poder ingressar no curso de Pedagogia”, destacou a formanda.

A Escola Estadual Maria Firmino tem uma clientela de 1.047 alunos do fundamental II, médio e EJA. Em todas as escolas municipais ribeirinhas e terrestres tem uma sala anexa da referida escola com sua sede localizada na Comunidade São Salvador, Rio Moa. A instituição de ensino é a única Escola Estadual rural no município de Mâncio Lima.

“Só Deus que pode nos permitir um momento tão especial como este. Em 2019 estivemos neste local para começar as primeiras tratativas com a SEMEC para a pareceria futura entre as escolas Maria Firmino e a Braulino Vieira. Passamos um ano, em função da pandemia, trabalhando de casa em casa para não perdermos tudo que já havíamos construídos e tentar minimizar o impacto irreparável que a Covid causou no processo ensino aprendizagem. Em 2022 retornamos as aulas 100% presenciais com problemas de espaço físico e, foi somente com a construção da escola Braulino, discutindo com vários atores, que conseguimos um espaço nesta escola onde com amor e dedicação estamos certificando os nossos alunos do ensino fundamental e médio”, finalizou Gleidson Rocha, Diretor da Escola Maria Firmino Chaves.

O juramento onde a turma, em um único coro se comprometeu em cumprir lealmente seus deves e respeitar seus semelhantes, obedecendo as leis e continuarem seus com entusiasmo, contribuindo para o engrandecimento e desenvolvimento do país foi o ponto alto da festa. O coordenador do Núcleo Estadual de Educação, Alcione Benevides, esteve prestigiando a festa.

Galeria de imagens: