Prefeito Isaac concede reajuste para os professores e auxilio alimentação para outras categorias

Prefeito Isaac Lima concede reajuste de 7,5% para os professores e auxilio alimentação no valor de R$ 100 para as demais categorias

Após um longo debate e tendo que fazer ajustes nas contas da Prefeitura o Prefeito Isaac Lima concedeu 7,5% de aumento salarial para os professores do quadro efetivo e R$ 100,00 de auxílio alimentação para os demais funcionários do quadro permanente. Tanto o reajuste como o auxilio alimentação foi um acordo fechado com a categoria em reunião no gabinete do Prefeito.

“Este reajuste não é o esperado e nem o que desejávamos, pois já havia mais de quatro anos que os nossos funcionários não tinham aumento salarial. Foi preciso fazer ajustes, alguns cortes, pois, o município enfrenta um momento delicado em suas finanças. Sei que poderemos ter implicações legais, mas não poderíamos de forma alguma prolongar o reajuste dos nossos servidores.

Nossa equipe financeira havia planejado reajustar o salário desde 2017 quando assumimos a gestão. Não foi possível, retomamos as negociações e somente agora conseguimos encontrar uma saída”, disse Isaac Lima, Prefeito Municipal.

Há mais de quatro anos sem reajuste salarial o Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSEM) havia feito uma proposta de 10% de reposição salarial para todas as categorias. A referida proposta foi avaliada pela equipe econômica, onde se constatou que no atual momento seria inviável, pois impactaria na folha de pagamento e ultrapassaria os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A alternativa surgiu diante da necessidade e anseio da categoria que já estava há mais de quatro anos sem receber nenhum tipo de benefício. O prefeito sensível com o aumento da inflação e do custo de vida resolveu amenizar a situação dos servidores fazendo uma contra proposta para melhorar o salário. Mesmo sabendo que é um auxilio alimentação, este valor vem contemplar os servidores que não foram contemplados com o reajuste de 7,5%. Sabemos que esta não é a melhor proposta mais foi à alternativa encontrada para atender a reivindicação do SINDSEM. O auxilio alimentação vai permanecer até que a nossa receita melhore. Tão logo isso aconteça iremos incorporar esse valor de R$ 100 em um aumento definitivo aos nossos servidores”, falou José Alberto Oliveira, Secretário Municipal de Finanças.

O impacto do aumento na folha de pagamento com o reajuste é de pouco mais de R$ 60 mil mensais o que corresponde a 7,5% para os Professores efetivos e de 9 a 12% para as demais categorias do quadro efetivo. Este recurso será extraído da arrecadação do Município para investimento e valorização de pessoal. Para o Secretário Orlenildo Dias as negociações não encerram por aqui, de acordo com Dias a atual gestão esteve e sempre estará de portas abertas para negociar e receber os sindicalistas.

“Inicialmente a ideia é que a gente reponha todas as percas salariais que os servidores tiveram nos últimos anos, corrigindo a tabela do Plano de Cargos e Carreira em todas as categorias e inclusive criando um novo plano para os servidores da saúde. Este é o nosso compromisso de estar sempre procurando dialogar e encontrar as melhores  alternativas tanto para o poder público como para a categoria de servidores”, finalizou Orlenildo Oliveira Dias, Secretário Municipal de Administração e Planejamento.

O auxílio será concedido mensalmente ao servidor da ativa, os servidores que estiverem em afastamento sem remuneração, com contratos provisórios e comissionados não terão direito ao benefício.