Prefeito Isaac, autoridades e grupo de produtores participaram do evento "Dia de campo" na UFAC

O Chefe do Executivo Municipal de Mâncio Lima, Prefeito Isaac Lima, compôs a mesa de honra do evento Dia de Campo na UFAC (Campus Floresta - Cruzeiro do Sul/AC) com o tema: A cultura do Café Clonal na Regional do Juruá., nesta sexta (25).

Vídeo

De Mâncio Lima, participaram o Prefeito Isaac Lima acompanhado do Deputado Jonas Lima (PT), Secretário Municipal de Produção, Ezio Junior e um grupo de produtores de Mâncio Lima. O objetivo do encontro é divulgar e estimular a adoção de tecnologias para cultura do Café, recomendadas para as condições do estado do Acre. Na ocasião também foram apresentados os resultados da pesquisa do Café Clonal em Cruzeiro do Sul.

Foram expostos dez novos cultivares híbridos de café clonal, experimentalmente desenvolvidos no campus Floresta pela Embrapa Rondônia para a Amazônia, como resultado do cruzamento de plantas de café canéfora dos grupos robusta e conilon, e as vantagens desse tipo de produção para produtores do Acre.

Campus Floresta da Ufac expõe cultivares de café clonal

Os testes com café clonal no campus Floresta começaram há dois anos. “Quando vimos nosso vizinho, o Estado de Rondônia, crescendo no cultivo de café, isso nos deu um start e resolvemos trazer o cultivo para o Juruá”, contou o responsável pela condução do experimento em Cruzeiro do Sul, Leonardo Tavella, professor da Ufac. “A cultura do café está forte e crescendo no Juruá.”

O chefe-geral da Embrapa-AC e pesquisador responsável pelos trabalhos, Eufran Ferreira do Amaral, salientou que o clima e o solo de Cruzeiro do Sul são favoráveis para cultivo de café. “Foram distribuídas cem mudas de cafés clonais para agricultores familiares”, detalhou.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou a importância da universidade para o melhoramento da agricultura em todo o Estado. “O desenvolvimento de regiões como o Juruá tem forte contribuição para estudos desenvolvidos em universidades públicas”, disse. “Por isso é tão importante mantê-las fortalecidas.”

O evento teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), das Prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e do governo do Estado do Acre.