Prefeito empossa novos Conselheiros Tutelares

O Prefeito de Mâncio Lima, Isaac de Souza Lima, empossou na manhã desta sexta-feira, 10, os 05 Conselheiros Tutelares de Mâncio Lima. O novo colegiado foi eleito nas eleições diretas realizadas no último dia 06 de outubro de 2019.

Sob os olhares das autoridades presentes e comunidade em geral, o Prefeito de Mâncio Lima e a Presidente do CMDCA Maria Naisla empossaram e diplomaram os membros do colegiado para o quadriênio de 2020 a 2024. Os conselheiros tem a missão de zelar e garantir que todos os direitos da criança e adolescente sejam preservados de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento foi realizado no auditório do Colégio Municipal Pe. Edson de Oliveira Dantas. Dentre as autoridades presentes estava a Promotora e Justiça Dra. Pauliane Mezabarba Sanches, o representante do Tribunal de Justiça de Mâncio Lima Marcos Ribeiro, o ex-prefeito Luiz Helosman, Vereador Renan Costa, vice-prefeita Ângela Valente, Padre Pedro Lima, a Secretaria de Assistência Social Elizamilde Saraiva e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria Naisla Silva.

O que disseram:

“Quero parabenizar os novo conselheiros pela missão árdua que assumem hoje e dizer que a partir de agora a responsabilidade de cuidar dos direitos da criança e do adolescente é com eles. Espero que com esse novo colegiado possamos realizar um trabalho mais efetivo e unificado na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O que peço a todos os 05 empossados é que façam um trabalho contínuo e diário, tendo um olhar voltado para as famílias nos bairros, olhar às ruas que onde muita coisa ruim acontece a fim de mostrar as crianças em situação de risco um caminho de amor e acolhida. A Prefeitura sempre esteve e sempre estará presente a ajudando em tudo que estiver ao nosso alcance. Tudo que o antigo colegiado solicitou da Prefeitura nós atendemos prontamente. Nunca deixamos de atender uma reivindicação e muitas vezes fizemos mais do que era de nossa competência. Me entristeço em não ter visto os outros quatro ex-conselheiros presentes neste ato, apenas a Maria Jose Maia se fez presente e honrou até o final com o mandato que lhe foi dado”. Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

“Todos os conselheiros empossados hoje foram eleitos por meio de um processo democrático e eles contam com a expectativa da sociedade. Os desafios de hoje são maiores e diferentes dos de outrora, sobretudo com o grande avanço das organizações criminosas que nós estamos na resistência e que com certeza elas não avançarão nesta cidade. O Conselho Tutelar tem a função de não deixar e resgatar crianças e adolescentes do mundo do crime organizado. O Ministério Público vai estar sempre presente e, nossa função primeira é a fiscalização do Conselho e a proteção da criança e do adolescente. O Ministério público não vai se omitir, não vai fazer vista grossa diante do que consideramos como transgressão de direitos. Estaremos a frente com este colegiado para resgatar e proteger nossas crianças e adolescentes”, Pauliane Mezabarba Sanches, Promotora de Justiça de Mâncio Lima.

“Eu vejo esse momento com muita alegria, satisfação e gratidão a Deus e a todos que passaram por este importante colegiado desenvolvendo tão bem o seu papel. Estou feliz por que foi na época em que eu era Secretária de Assistência Social que fundamos o Conselho Tutelar em Mâncio Lima. Vejo esses conselheiros com muita garra, determinação e vontade de fazer mais e melhor pelas nossas crianças e adolescente e com perfil de Conselheiros Tutelares”, Ângela Valente, Vice-Prefeita e Secretaria Municipal de Administração.

“Quero agradecer em primeiro lugar a Deus por ter determinado que uma nova equipe de conselheiros tomasse posse hoje para somar na politica de defesa da criança e do adolescente em nosso município. A Secretaria de Assistência Social sempre esteve de portas abertas para apoiar a dar condições para o trabalho do colegiado e, vamos ajudar mais ainda com a responsabilidade de dar continuidade a um tralho eficiente e de resultados visíveis para que o nosso município não tenha tantos problemas com crianças e adolescentes envolvidos com o alcoolismo e drogadição”. Elizamilde Saraiva, Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Estou muito feliz com a escolha que a nossa sociedade fez em eleger esses cinco conselheiros que agora estão empossados para aturem na politica da criança e do adolescente. Nos mês de novembro eles passaram por uma capacitação em Rio Branco, acreditamos que eles estão aptos e preparados para dar andamento nos serviços deixados pela antiga gestão”. Maria Naisla Silva, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

“É uma missão nova, árdua e que não é fácil mais estamos aqui para agir em prol da criança e do adolescente, identificando as dificuldades, a violação dos direitos e juntos buscar a melhor solução possível. A partir de hoje, momento em que fomos empossados, já começa o nosso trabalho e se Deus nos permitir iremos enfrentar os obstáculos do dia a dia com muita força e determinação”. Charlem Souza da Silva, Conselheiro Tutelar.

“Desde a campanha para eleição dos conselheiros que nós estamos com a missão de fortalecer o Conselho Tutelar. A nossa missão é de fazer com que a sociedade esteja mais próxima de nós, conhecendo nosso trabalho, denunciando as transgressões dos direitos da criança e do adolescente. Temos que fortalecer o vínculo com a instituição e as crianças que estão sem a proteção devida, em situação de abandono e de vulnerabilidade. O novo colegiado está muito empenhado e determinado em fazer um trabalho de excelência e de qualidade. O nosso trabalho não ficará apenas na sede do conselho, queremos ir onde o problema estiver, a disposição 24 horas da nossa sociedade”. Maria de Jesus Rodrigues Pereira, Conselheira Tutelar

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Mâncio Lima Imagens: Jesus Rocha