Posse do prefeito, vice-prefeita e dos 11vereadores ocorreu através de uma Live

A Live, ocorrida na manhã desta sexta-feira (01) foi transmitida pelas principais redes sociais. Apenas convidados de honra e dois familiares de cada um dos empossados esteve presente na Casa de Cultura Márcia Alencar.

Tradicionalmente, as cerimônias de posse são grandes eventos, nos quais os eleitos, inclusive, contam com a presença de familiares e correligionários. Neste primeiro dia de 2021 (1/1), tomam posse dos cargos para os quais foram eleitos no último pleito de novembro de 2020 o prefeito Isaac Lima (PT), vice-prefeita Ângela Valente (REPUBLICANOS) e os 11 vereadores para a 11ª Legislatura. Os mandatos serão de quatro anos e vão até o final de 2024. A interpretação do Hino de Mâncio Lima e uma benção ecumênica marcou o início da Live.

Em observância as Normas Sanitárias vigentes da pandemia da Covid-19 a posse aconteceu sem a presença de público, com exceção dos agentes políticos, dois convidados de cada vereador e a equipe técnica, mas a população pode acompanhar pelas redes sociais por meio do Youtube e Facebook.

“O nosso segundo será ainda melhor do que o primeiro. Hoje, sabemos onde devemos ter um olhar mais atento, onde erramos e onde precisamos acertar. Já temos alocado pela bancada federal, recursos de mais R$ 25 milhões para investirmos neste segundo mandato. Vamos aplicá-los da melhor maneira possível, a quem de fato precisa de uma atenção e um olhar mais especial. Vamos fazer mais pela educação, saúde, produção, infraestrutura, social, meio ambiente e gestão de finanças. Vamos continuar dialogando e mantendo relações cordiais e amigáveis com a câmara de vereadores por entender que sem a união desses poderes quem perde é a população. Agora, o momento de arregaçarmos as mangas e trabalhar com união e com foco. Iremos dar o máximo de nós para fazer de Mâncio Lima o melhor lugar para se viver”, disse Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.

Conforme determina o Regimento Interno da Casa, a Sessão Solene foi presidida pelo vereador mais votado nas últimas eleições, Vereador Nir do Odilon (MDB). Depois de tomarem posse, os 11 vereadores, nove homens e duas mulheres, deram início a eleição da nova mesa diretora. Com duas chapas, a votação foi aberta e, por seis votos a cinco o vereador Renan Costa (PT) foi eleito para o mandato de dois anos.

“Esse momento é de gratidão, gratidão a Deus por termos chegado aqui, aos meus colegas de parlamento que me deram a oportunidade de presidir a Câmara de Vereadores do Município de Mâncio Lima. Tentaremos fazer um mandato diferenciado, perto do povo, dialogando com os demais poderes e, mantendo o respeito com todos. O que for de certo e benéfico a população e, aquilo que entendermos que não é bom para os munícipes vamos discutir o chefe do legislativo. Que a frase bíblica: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”, seja a frase que nos norteie”, destacou Renan Costa, Presidente eleito para a Câmara de Vereadores.

Eleita para o segundo mandato, a vice prefeita Ângela Valente, fez um exímio discurso. Lembrou o atual momento que estamos vivendo, as perdas e, destacou a conquistas do primeiro mandato ao lado do Prefeito de Isaac Lima.

“Hoje é um dia tão especial, mas também, tão diferente, tão fora do normal, quero expressar minha gratidão a todos que estão dividindo comigo, de forma presencial e virtual esse momento. Sem olhar cores partidárias ou quaisquer outras situações, como sempre fiz em toda minha caminhada de vida. Este momento de posse para o segundo mandato de vice prefeita, representa o sucesso de um processo e o início de uma nova fase. Assim sendo, meu coração, diante de tantas circunstâncias, só pede uma coisa, GRATIDÃO. Me dirijo com muito carinho, agora a você eleitor, a nossa gente, a todos por acreditar em nossa proposta, e nos honrou com o seu voto, nos dando a oportunidade de trabalhar por mais quatro anos. E, hoje estamos aqui, para continuar esse trabalho e inovar ainda mais, para superar, a nós mesmos. Contamos com seu apoio morador, em cada bairro, em cada comunidade, em cada rio, em cada afluente e em cada ramal, para juntos, buscarmos sempre o desenvolvimento do nosso município e o bem comum a todos", finalizou Ângela Valente, vice-prefeita.

O deputado Estadual Jonas e o ex-prefeito Luiz Helosman estiveram na Live de posse como convidados de honra. Isaac Lima e Ângela Valente, foram eleitos prefeito e vice-prefeita de Mâncio Lima no dia 15 de novembro de 2021 para os próximos quatro anos. Ambos obtiveram 54,32% dos votos validos, foram 4.115 no total.