Parcerias viabilizam realização do curso de Condutor de Turismo Ecológico

Curso é realizado no Parque Nacional da Serra do Divisor e conta com o apoio do ICMBio, Prefeitura de Mâncio Lima, Sebrae (Cruzeiro do Sul) e Pousada do Miro

Desde o mês de agosto, o Instituto Federal do Acre (Ifac), através do campus Cruzeiro do Sul, vem desenvolvendo o curso de condutor de Turismo Ecológico, junto à comunidade Pé da Serra, localizada no Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD).

Além da participação dos docentes do Ifac na realização das aulas, o curso conta ainda com apoio e parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sebrae (Cruzeiro do Sul), Prefeitura Municipal de Mâncio Lima e Pousada do Miro.

Atualmente, o Parque Nacional da Serra do Divisor é unidade de conservação de proteção integral, voltada para pesquisa, turismo e educação ambiental. Com mais de 830 mil hectares, a área está localizada na fronteira entre o Acre e o Peru, e conta com intensa diversidade de fauna e flora, além de rios e cachoeiras. Coordenado pelo ICMBio, o espaço conta com restrições legais que proíbem caça, pesca, extração, coleta de produtos florestais, destruição e/ou danificação de qualquer área.

“O curso FIC tem capacitado moradores que residem nas comunidades para atuarem com o turismo, ampliando as possibilidades de trabalho e complementando a renda. O turismo no PNSD sempre apresentou potencial, e agora esperamos a consolidação dessa atividade importante para a unidade de conservação e para as famílias que moram dentro dela”, destacou Aécio Silva dos Santos, que é engenheiro florestal do ICMBio e gestor do Parque.

Ainda de acordo com Aécio Santos, o trabalho desenvolvido no Parque Nacional da Serra do Divisor tem contribuído não apenas para garantia da biodiversidade, mas também para a realização de pesquisas, turismo, educação ambiental e preservação para as futuras gerações. Além dele, também atua na gestão e atividades do PNSD, o analista ambiental Diogo Mitsuru Koga.

Secretária de Saúde do município de Mâncio Lima, Joyce Gonçalves, recentemente esteve em visita ao curso de condutor de Turismo Ecológico. Segundo ela, os conhecimentos repassados aos moradores têm ampliado as oportunidades dos moradores.  Ela disse, ainda, que com a realização do curso, o Ifac está fazendo história no município.

“Sabemos do potencial turístico da Serra do Divisor e ter o Ifac ministrando um curso para a comunidade contribuiu para que os moradores da região tivessem oportunidade de trabalhar em prol do turismo. Quero parabenizar a instituição que teve esse olhar e fez com esse conhecimento chegasse até o PNSD de forma organizada. Com certeza é um divisor de águas para a comunidade, que a partir das novas orientações, poderá fazer um novo amanhã, uma nova história”, ressaltou Joyce Gonçalves.

Para o prefeito de Mâncio Lima, Isac Lima, o curso ministrado pelo Instituto Federal do Acre é benéfico para a comunidade, mas também para os turistas, que poderão visitar a Serra do Divisor, receber orientações e atendimento de qualidade. “Que a comunidade possa receber cada vez mais conhecimento, para que novos locais se tornem pontos de visitação, assim como também os moradores da região ampliem sua capacidade de renda familiar”.

Para a reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos, o trabalho realizado em conjunto com as instituições locais garante maior qualidade ao curso. Além disso, ela destaca a importância das aulas serem ministradas na Serra do Divisor, que é o local de moradia dos estudantes e ambiente amplo para vivências.

“A união dos esforços faz com que projetos como este, do curso de condutor de Turismo Ecológico, sejam fortalecidos e atendam adequadamente os anseios da comunidade. Quero agradecer o apoio de nossos parceiros e reforçar o compromisso do Ifac para com a educação, ampliação de conhecimentos e inclusão”, lembrou Rosana Cavalcante dos Santos.

Fonte: https://portal.ifac.edu.br/ultimas-noticias/76-campus-cruzeiro-do-sul/1839-parcerias-viabilizam-realiza%C3%A7%C3%A3o-do-curso-de-condutor-de-turismo-ecol%C3%B3gico.html