Pacientes da UBS José de Araújo receberem atendimento especializado em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na ultima quinta-feira, 26, juntamente com a equipe da Unidade de Saúde José de Araújo do Bairro Iracema, uma série de ações de cuidado com a saúde da mulher na campanha Outubro Rosa. A proposta é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Entre as ações foram feitas: coleta de Papanicolau, exame clínico das mamas, fisioterapia, atendimento psicológico, nutricional e ambulatorial, cuidados com beleza da mulher, roda de conversa sobre prevenção e tratamentos para incontinência urinária, testes rápidos de HIV e sífilis, sorteios de prêmios, entre outras atividades.

Com a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, foi possível a ida do Projeto salão Solidário, a fim de cuidar da beleza e da autoestima das mulheres presentes, um projeto que tem percorrido todo a região de Mâncio Lima levando atendimentos solidários por todas as comunidades.

Com a participação de diversos profissionais as atividades, que tiveram início às sete da manhã e encerraram as oito da noite possibilitaram a oportunidade às donas de casa e trabalhadoras rurais, que mesmo estando trabalhando durante o dia tiveram o início da noite para serem atendidas.

Em seu consultório, a Enfermeira Rusie Paulo, fez coleta de preventivo no método Fumagalli de Preventivo Humanizado, desenvolvido para que as mulheres sejam atendidas de forma integral, digna e humanística, para isso são usados materiais de demonstração, como seios e vulvas artificiais para explicar como funciona o exame para as pacientes, músicas para que elas relaxem, aromatizantes e o bom e velho sorriso no rosto para que assim as pacientes possam se sentir a vontade e retornar todos os anos.

Outubro Rosa é uma campanha dedicada à prevenção e conscientização para o controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

Galeria de imagens: