Outubro Rosa: Mâncio Lima realiza ações para diagnóstico precoce do câncer de mama

Como parte das atividades em comemoração ao mês dedicado a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde vem se mobilizando para proporcionar mais atendimentos à saúde da mulher, realizando diagnóstico precoce, destacando a importância dos cuidados para a prevenção do câncer de mama e colo do útero. Em todas as unidades de saúde, diversas atividades e atendimentos diferenciados estão sendo oferecidos.

“Estamos fortalecendo a campanha do Outubro Rosa em todas as nossas Unidades de Saúde, como forma de proporcionar as nossas mulheres um momento de cuidar da saúde, serem atendidas por um médico e pelo enfermeiro, fazendo o toque da mama e oferecendo a oportunidade de realizarem o exame de mamografia. Além das UBS urbanas também estamos na zona rural e zona rural ribeirinha, realizando palestras, exames, testes rápidos e acima de tudo sensibilizando-as de que precisamos conhecer o nosso corpo e identificar os sinais que podem aparecer na mama”, falou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.

A equipe da rede municipal de saúde tem se desdobrado para levar a população feminina o melhor atendimento possível, incentivando nossas mulheres a romperem as barreiras do medo, do preconceito e da vergonha, esta última, um dos principais motivos que levam muitas mulheres a não procurarem os profissionais de saúde para a realização do toque de mama.

“O nosso município tem apresentado muitos casos, tanto do câncer de mama, quanto o do colo do útero e, o exame do toque tem que ser feito para identificar algo anormal na mama, a prevenção ainda é o melhor remédio. Para muitas mulheres o preventivo causa constrangimento e vergonha, contudo, este exame tem que ser encarado como necessário e essencial para identificar a doença no estágio inicial, evitando o agravo do problema. Muitas vezes é só a vergonha de vir ao médico ou no enfermeiro, que faz com que muitas mulheres descubram a doença em estágio muito avançado. Nós profissionais de saúde estamos aqui pra isso, fazemos este trabalho com todo sigilo e ética que a profissão exige”, destacou Elizangela Ferreira, Enfermeira da UBS Quintino Rio Branco Lebre.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns nas mulheres. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do autoexame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores.

O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.

“Na minha família nós já tivemos três casos de câncer, e desses três, dois infelizmente foram a óbito. Com base nesta herança genética é que sempre que têm as campanhas do Outubro Rosa eu faço todos os procedimentos que são oferecidos, faço o autoexame e recomento a todas as minhas amigas a também terem esses cuidados. Buscar o autoconhecimento e a prevenção é muito importante, estou sempre atenta nas datas de realização do preventivo e aconselho que todas as mulheres se cuidem mais e procurem os profissionais de saúde, a fim de evitar problemas maiores”, finalizou Josimeire Cordeiro, funcionária pública.

Algumas das precauções que podem ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

Realização de preventivo, auto exame de mama, testes rápidos, exames de mamografia, ultrassonografia de mama e transvaginal, vacinação, atendimento médico, nutricional e psicológico, são alguns dos serviços oferecidos as mulheres de Mâncio Lima nas Unidades Básicas de Saúde.