...
 

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar e dor que a Prefeitura de Mâncio Lima comunica o falecimento da senhora Francisca Ferreira de Souza, conhecida como Dona Dinga, aos 79 anos de idade, em função de uma insuficiência cardíaca, ocorrida na noite da última quarta-feira (30/03), no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul. Deixa com saudades 10 filhos, 39 netos, 36 bisnetos e um tataraneto.


Nasceu no dia 10 de março de 1943 na então Vila Japiim, no Bairro São Francisco. Foi ali, que, em 1965 conheceu João da Cruz Leite, mais conhecido como Nego Cebola, casando-se e constituindo família. De uma família tradicional e, tida como uma das maiores daquele bairro, Dinga dedicou sua vida à agricultura e aos afazeres domésticos, ao lado de seu fiel e inseparável companheiro criaram os filhos com muito rigor e disciplina, em junho de 2021 perdeu o seu esposo assumindo a partir dali o papel de pai e mãe.


Dona de casa, agricultora e mãe exemplar, a pouca formação escolar, cursou até a 4ª série do Ensino Fundamental, não a impediu de educar os 10 filhos e, posteriormente, transmitir aos netos, bisnetos e tataraneto os valores familiares, morais e cristãos, sempre com punhos de ferro, dedicação, zelo e sem omitir os erros destes. Possuía um raciocínio rápido e apurado e, um conhecimento empírico invejável. Mulher forte, destemida e guerreira, até os últimos dias de sua vida dedicou-se aos afazeres de casa.


Francisca Ferreira, por vir de uma grande família, nunca se desapegou de seus entes queridos especialmente de suas irmãs com quem diariamente se encontrava, fosse para uma conversa, um cafezinho ou para uma boa festa um de seus maiores prazeres recebendo o apelido de “pé de valsa”.

Prestativa e sempre presente na vida dos seus, se desdobrava junto ao seu falecido esposo para educar os filhos. Francisca Ferreira nos deixa um legado de honradez, retidão, honestidade, alegria contagiante, trabalho e dedicação à família e ao próximo.


O seu velório está acontecendo em sua residência, localizada na Rua José de Abreu, Bairro São Francisco. O sepultamento será às 17h no Cemitério São Francisco.


Rogamos a Deus que receba esta querida filha em sua glória e conforte o coração de todos os familiares e amigos que aqui ficam.


Mâncio Lima, Acre, 31 de março de 2022.


Isaac de Souza Lima

Prefeito de Mâncio Lima


Ângela Maria Valente de Figueiredo

Vice-prefeita

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo