Nos 46 anos de Mâncio Lima, Prefeitura entrega a 16º escola construída com recursos próprios

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Em ano de avaliação do IDEB, a educação em Mâncio Lima vive uma verdadeira revolução com o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que está chegando às comunidades mais distantes do centro da cidade e, principalmente na zona ribeirinha, professores com nível superior e construção de escolas.

Os desafios para levar educação de qualidade, professores qualificados, acompanhamento pedagógico e novas estruturas de ensino é uma realidade.

Nos 46 anos de emancipação política de Mâncio Lima a comunidade escolar e de maneira especial o Bairro São Francisco, ganhou um presente na manhã desta segunda-feira, 29, a nova Escola de Ensino Infantil Francisca Rodrigues Ribeiro. O antigo prédio que era feito de madeira já estava comprometido e precisando de sérios reparos. Contudo, a gestão fez diferente, construiu uma nova escola em alvenaria, ampla e aconchegante.

O que parecia um sonho distante tornou-se realidade para os pais de alunos que almejavam ver seus filhos estudando em uma escola nova e com mais conforto. A antiga escola Francisca Rodrigues já estava com sua estrutura de madeira comprometida, o assoalho estava cedendo e as goteiras atrapalhavam em dias de chuva.

A obra foi construída com recursos próprios no valor de R$ 1 milhão de reais. Junto a esta, a atual gestão já construiu 16 escolas municipais com recursos próprios. A Creche Francisca Rodrigues completa, no dia 30 de maio, 13 anos de criação. A escola tem 180 alunos, 89 de creche e 91 de Pré-escolar, 10 professores, dois mediadores, uma merendeira, cinco AOSD.

Mais cedo, na Praça São Sebastião, aconteceu o hasteamento dos pavilhões com a participação de escolas municipais e estaduais.

O que disseram:

“Hoje é um dia para comemorar e ser lembrado por este bairro, o São Francisco, e por toda comunidade escolar. Na área da educação estamos fazendo um trabalho exemplar, melhorando, construindo e ampliando a infraestrutura de nossas escolas, totalizando 16 escolas construídas com recursos próprios. Nossas escolas estão equipadas e climatizadas, cabendo aos gestores escolar cuidar e zela pelo patrimônio e avançar para obtermos um bom resultado na avaliação do IDEB e termos uma educação de qualidade”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

“O momento é histórico, tanto para a educação, quanto para este bairro que recebe um patrimônio como este. Esta escola era um sonho antigo de todo o quadro de profissional. O sentimento é de gratidão e alegria para nós, enquanto gestores, de estar entregando a 16ª escola construída com recurso próprio. Estamos procurando a cada dia aproximar mais ainda escola e comunidade, qualificar nosso quadro de profissional e oferecendo as melhores condições, tanto físicas quanto financeiras”. Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

“Eu fico muito feliz em poder ver uma escola nova, bonita, toda em alvenaria e murada pois, fico mais tranquila em saber que meu filho está em lugar seguro e acolhedor, a antiga escola não estava mais em boas condições de funcionamento”. Cristina Rodrigues, mãe aluno.

“Muita alegria e gratidão em estar entregando esta obra fruto de um esforço conjunto para economizar e dar o retorno a nossa sociedade. Estamos fazendo um trabalho sério e focado nas necessidades da população, oferecendo uma educação de qualidade, melhorando os índices educacionais levando adiante o projeto de que a educação é prioridade para nossa gestão. Se nós quisermos mudar as gerações futuras temos que começar pelas nossas crianças, temos que começar pela educação infantil”. Ângela Valente, Vice-prefeita.

“É um momento de muita alegria e gratidão a Deus por nossas reivindicações serem atendidas. Hoje teremos um espaço adequado, acolhedor, especial e que vai elevar a qualidade da educação que estamos oferecendo. Se nós já fazíamos um trabalho, com compromisso, responsabilidade e com amor naquele lugarzinho, que muitas vezes nos deixava tristes, hoje faremos um trabalho muito melhor com todas as pessoas que aqui adentrarem”. Antônia Valeria Rodrigues, Diretora da Escola Francisca Rodrigues Ribeiro.

“Nós estamos há quase sete anos fazendo um esforço para economizar, às vezes desagradando algumas pessoas, para podermos satisfazer as necessidades de um grupo maior como é o caso das crianças que estudam nesta escola que acaba de ser entregue. Foi um esforço conjunto para que a inauguração pudesse estar acontecendo hoje, realizando o sonho desta comunidade e, contendo gastos e avançando em nossa gestão”. José Alberto Oliveira, Secretário Municipal de Finanças.

"O sentimento é de gratidão e emoção de estar vendo o nome de minha mãe ser lembrado e gravado em um prédio tão bonito como este, a mamãe era uma educadora que amava o que fazia e que dedicou sua vida à educação. E, eu me emociono porque é aqui onde eu trabalho e que tenho o privilégio de cultuar a imagem daquela que não está mais aqui conosco mais que tenho certeza que está muito feliz lá em cima com esta homenagem”. Odalice Rodrigues Ribeiro, servidora pública e filha da homenageada.

“Com esta parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, quem ganha é a população e as comunidades, pois já resultou na vinda de recursos e investimentos para educação urbana e rural. Hoje, já recebemos mais um ônibus escolar fruto desta parceria e de um pedido feito pelo Prefeito Isaac Lima que vai atender nossos estudantes , quem ganha com tudo isso é a nossa população e a classe educacional". Alcione de Carvalho Benevides, Coordenador do Núcleo da SEE de Mâncio Lima.

Galeria de imagens:

Drone: Pedro Benevides