Na Terra Indígena Puyanawa Prefeito Isaac Lima entrega uma creche escola e um ônibus escolar.

A creche Escola Indígena custou aproximadamente R$ 160 construída com recursos próprios e arquitetura que respeita a valoriza a tradição do povo puyanawas.

Localizada as margens direitas do Rio Moa está a terra Indígena Puyanawa, com uma população de 703 habitantes este povo tem conseguido com muita luta resgatar seus costumes e suas tradições eles, são hoje, um exemplo de organização e disseminação da cultura indígena. A aldeia, berço da civilização manciolimense, é distante do centro da cidade 18 quilômetros.

Hoje, para a comunidade, o dia foi de festa e de celebração, a gestão do Prefeito Isaac Lima, como parte das comemorações dos 44 anos de emancipação política da cidade, entregou uma creche escola e um ônibus escolar para atender todos os alunos da educação indígena.

A Creche Escola Ãdebaiki foi construída com recursos próprios fruto de muita economia e arrecadação do município. A obra, custou aproximadamente R$ 160 mil, possui quatro salas de aulas, uma brinquedoteca, sala dos professores, banheiros, refeitório e um espaço para alimentação das crianças.

O novo prédio, com arquitetura que lembra uma oca, moradia original dos índios, vai atender 56 alunos com idades entre dois a cinco anos ali, vai funcionar creche e pré-escola. Com esta creche a gestão do prefeito Isaac Lima e da vice-prefeita Ângela Valente já somam quatro construídas com recursos próprios. Já foram investidos mais de R$ 1 milhão em recursos próprios para construção e reforma de escolas.

O ônibus escolar, do Programa Caminhos da escola, vai atender toda a classe educacional, ficando exclusivo para a aldeia. O transporte escolar, urbano, rural terrestre e fluvial tem sido uma das prioridades do gestor. Na avaliação dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB o município obteve nota 5,3 considerada uma das melhores dos demais municípios acreanos.

O que disseram:

“Eu acredito que sejam poucas as creches padronizadas no Estado do Acre voltadas para esta demanda da educação infantil indígena. Aqui, a atual gestão fez questão de trazer este prédio arquitetado nos costumes e tradições da comunidade onde as crianças terão um atendimento melhor, adequado ao seu povo. Além da creche, estamos entregando um ônibus escolar traçado para ramais, com entrada para cadeirantes e crianças especiais. Não tenho dúvidas de que a comunidade estará muito bem assistida. Além desta obra entregue hoje, estão sendo construídas mais três escolas rurais com o objetivo de conferir um padrão básico de arquitetura a todas as nossas escolas, sabemos que existem prédios que ainda precisam de intervenção mais já fizemos um levantamento e logo daremos início as reformas”. Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

“Estou feliz com o trabalho que eu e minha equipe estamos desenvolvendo na educação de nossa cidade. Estamos entregando uma creche de qualidade, ampla, aconchegante e respeitando os padrões da arquitetura local. Esta já é a quarta creche que entregamos buscando cada vez mais criar espaços dignos e acolhedores para os nossos alunos. O importante, quanto pensamos em economizar para investir em educação, é ter uma boa equipe, ter foco, responsabilidade fiscal e um bom planejamento, sabendo que os recursos precisam ser aplicados onde mais precisa”. Isaac de Souza Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

“O poder legislativo tem o papel de acompanhar e fiscalizar as ações do executivo, com a gestão do prefeito Isaac Lima eu sou muito tranquilo porque sei que existe responsabilidade e boa aplicação dos recursos. Ver uma creche como esta sendo entregue a comunidade muito me orgulha, é bonita, ampla, feita conforme o desejo da comunidade e que vai trazer mais conforto aos professores e alunos e melhorar cada vez mais a educação de nosso município”. Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.

“É muita alegria pra mim e pra essa comunidade, creche é um dos investimentos mais importante que um prefeito pode fazer porque se trata de educação, é cuidar do futuro da cidade para termos ótimos cidadãos, é pelo ensino infantil que nossos profissionais passaram e foram moldados. O Prefeito Isaac mostrar que está cuidando de todos independente do lugar ou da raça e, mostrando que tem compromisso e responsabilidade com o futuro da cidade”. Jonas Lima, Deputado Estadual.

“Pra mim é motivo de alegria e a comprovação do resultado de uma luta e a concretização de vários pedidos que fiz enquanto cacique desse povo para que nossas crianças tivessem um espaço digno para estudar. A partir de agora, nossos curumins terão um espaço maior, bonito e com conforto, é aqui onde elas vão ter os primeiros contatos com o ensino aprendizagem, é um marco que fica da atual gestão e do meu mandato de vereador, meu povo está muito agradecido, alegre em saber que somos vistos e de estarmos realizando este grande sonho”. Joel Puyanawa, cacique e Vereador.

“Se a gente for lembrar da nossa creche antiga e quem pode conhecer via que não era um lugar adequado, as professoras tinham que dividir as salas para poder acolher todos os alunos. Olhando agora, vendo este espaço novo, grande e bonito me encho de orgulho e alegria. O sentimento é de gratidão, de alegria e de responsabilidade redobrada. Nossa clientela é de 56 alunos e a nossa meta, com o novo prédio, é de aumentar mais ainda”. Arlete dos Santos, Diretora da Creche.