Mâncio Lima revoluciona saúde bucal com a van Odontológica Móvel subindo o Rio Moa em cima de uma balsa
- Jenildo Cavalcante

- há 6 dias
- 2 min de leitura

O Município de Mâncio Lima vem se destacando no Programa Saúde Itinerante, especialmente na área de Saúde Bucal. A aquisição da Unidade Odontológica Móvel (UOM) — equipada com consultório completo, raio-x, gerador de energia e instrumentos especializados — revolucionou os atendimentos nas comunidades rurais terrestres, oferecendo desde ações preventivas até restaurações, tratamentos de canal e próteses dentárias, marcando um novo tempo na atenção primária à saúde.

O trabalho inovador chamou atenção nacional, rendendo ao município um convite para apresentar o projeto “Mâncio Lima: promovendo os sorrisos mais ocidentais do Brasil” no Congresso de Odontologia em São Paulo, em janeiro de 2026.

Como forma de ampliar ainda mais o alcance do programa, nesta segunda-feira, 8, uma ação inédita acontece no Rio Moa. Pela primeira vez, a van odontológica foi embarcada em uma balsa de fácil navegabilidade, levando ao longo do rio os mesmos serviços ofertados na zona rural terrestre e na área urbana.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rusie Paula, esta iniciativa cumpre um compromisso com as famílias ribeirinhas: “Essa ação no Rio Moa está acontecendo para contemplar as comunidades ribeirinhas da mesma forma que oferecemos atendimentos na zona urbana. É determinação do nosso prefeito que nenhum morador fique sem acesso aos serviços de saúde, independentemente da distância ou das dificuldades de acesso.”

Na Aldeia Meia Dúzia, pertencente à Terra Indígena Nukini, a moradora Maria Antônia não escondeu a emoção ao ver a estrutura chegando pela primeira vez: “Eu tomei foi um susto quando vi um carro daquele tamanho dentro de um barco! Nunca imaginei que um dia seríamos vistos desse jeito. É a primeira vez que recebemos um atendimento assim, e é muito importante pra nós. Estou muito feliz.”

A expedição iniciou no domingo (7), com o embarque da equipe e da balsa na comunidade Belo Monte. A agenda segue até quinta-feira, 11, com a embarcação atracando nos portos das comunidades São Salvador, comunidade Meia Dúzia e na Terra Indígena Nukini.

O prefeito Zé Luiz destacou o compromisso da gestão em garantir equidade e humanidade nos serviços: “Nosso objetivo é igualar os atendimentos urbanos e rurais. Os mesmos serviços ofertados na cidade precisam chegar às comunidades ribeirinhas e de difícil acesso. Quero que cada morador seja atendido com dignidade, humanidade, respeito e qualidade. Vamos levar saúde aos lugares mais distantes, porque a nossa gente merece uma atenção humanizada e eficiente.”

Dependendo das condições do Rio Moa, a balsa com a UOM seguirá até a Serra do Moa, respeitando o nível de água necessário para navegação. Os atendimentos odontológicos estão sendo realizados diretamente na balsa, garantindo total segurança e infraestrutura.

Além da odontologia, estão sendo ofertados serviços médicos, de enfermagem e nutricionais nas escolas das comunidades, além da entrega de kits de saúde bucal contendo escova, creme dental e fio dental.

Com ações estruturadas, planejamento e inovação, Mâncio Lima segue se consolidando como referência regional e nacional em saúde itinerante, levando cuidado, inclusão e sorrisos por todo o município — até os pontos mais distantes dos rios Moa e Azul.
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon/SMS









Comentários