Mâncio Lima recebe programação do FETAC em Cena Juruá

Com 17 apresentações e cinco oficinas abertas ao público, o festival se encerra nesta quarta-feira 17 de novembro

No último sábado, (13) o bairro São Francisco foi o palco da abertura do Festival de Teatro do juruá – FETAC em Cena, paralelo a Feira Sabor da Terra, o grupo de teatro fez a alegria dos participantes. Esta é a primeira edição fora de Rio Branco.

Com direito a um cortejo de abertura com todos os seis grupos participantes, a programação contou com três apresentações gratuitas pela manhã e de noite. O FETAC em Cena Juruá é organizado e produzido pela Federação de Teatro do Acre (Fetac).

O Mercado Hermecílio Barreto de Lima foi o palco das primeiras apresentações. O Maracatu Nação Pé Rachado fez a abertura do festival com muita música e alegria. E encerrando a manhã, Palhaço Microbrinho e sua Trupe apresentou o espetáculo “Palhaços de Circo”.

"Nós o caracterizamos como um Festival estadual, pois sempre trabalhamos com a ideia de intercambiar a produção teatral do estado. A intenção é que a gente possa dialogar com as outras cidades do estado e agente escolheu o Juruá nesse sentido, sempre com o viés de estimular esse fazer artístico em outras localidades!" explica o diretor da FETAC, Lenine Alencar.

O grupo Nação Pé Rachado nasceu em janeiro de 2017, em Rio Branco-AC, por meio de um projeto proposto pela Secretária de Estado de Políticas para Mulheres. A partir de então, o maracatu se mantém atuante na cidade, realizando apresentações artísticas, com a finalidade de levar ao público a alegria desta manifestação cultural, fortalecendo a cultura afro-brasileira e contribuindo para a propagação desse patrimônio brasileiro.

Em cena, o Palhaço Microbinho se encontra com seu amigo, Palhaço Pirueta, que está retornando de uma grande turnê com o Circo. O reencontro desperta o desejo de viajar e se apresentar assim como seu amigo. Com indicação livre, a montagem divertiu o público e animou a abertura do festival.

“É uma honra para a gente poder apresentar o espetáculo aqui no Juruá. Infelizmente não vamos poder apresentar no Teatro dos Nauás, mas só de poder trazer o espetáculo para cá, apresentar em Mâncio Lima é um prazer poder estar apresentando aqui. Acredito que esse encontro de todos é muito gratificante” Claudia Toledo.

Com 17 apresentações e cinco oficinas abertas ao público, o festival acontece de 13 a 17 de novembro, em diversos espaços públicos das cidades de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O FETAC em Cena Juruá é um projeto financiado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, pelo Governo do Estado do Acre e pela Prefeitura de Mâncio Lima, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Produtos Cristal.

CARDS FETAC EM CENA MANCIO LIMA (1)
Download PDF • 2.09MB

Beatriz Monte