Mâncio Lima recebe alunos do PARFOR do Juruá para apresentação do TCC em Pedagogia

Mais de 85 alunos, distribuídos em três municípios, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, são beneficiados com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que visa fomentar a oferta de educação superior para professores em exercício na rede pública de educação básica, mas que ainda não possuem graduação. O objetivo do PARFOR é melhorar a qualidade do ensino principalmente nas comunidades rurais com parâmetro nacional.

Na manhã desta quarta-feira, 25, na Casa de Cultura Márcia Alencar, os futuros pedagogos e pedagogas apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso, a última etapa para a colação de grau. Da turma presente, 30 são do Município de Mâncio Lima com 70% atuando em regência nas escolas da zona rural e urbana. A modalidade oferecida é de licenciatura em Pedagogia.

“Estamos sempre buscando melhorar a qualidade da educação em nosso município. Fico feliz em ver uma turma tão grande de futuros pedagogos e pedagogas que, mesmo diante das dificuldades conseguiram chegar até aqui e concluir uma etapa importantes em suas vidas. Desde que assumimos os rumos desta cidade a educação tem sido uma prioridade na busca de alcançar os melhores resultados no IDEB, estamos melhorando e ampliando os espaços físicos, capacitando nossos profissionais e oferecendo melhores condições salariais. Sem a educação não temos saúde, assistência social e qualidade de vida. Agradeço a Deus pelo momento oportuno, pelos futuros professores e professoras que ora estão apresentando os seus trabalhos de conclusão de curso”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A aluna e professora Maria de Fátima Rosa, atua na Terra Indígena Puyanawa há 11 anos, neste período, já ministrou aulas no EJA I, no Ensino Fundamental I e II e como mediadora de alunos especiais. O seu TCC trouxe o tema a trajetória de vida pessoal, profissional e acadêmica de uma docente Puyanawa e as contribuições do PARFOR no âmbito docente.

“O sentimento é de gratidão a Deus por todos os desafios que Ele me proporcionou ser trilhado e pelas inúmeras adversidades durante esse percurso feito. A graduação será um divisor de águas na minha vida profissional, humana e a realização de um sonho que era de atuar em sala de aula, levar conhecimentos e ter o retorno com os alunos que já encontro e encontrarei pela frente”, afirmou a professora Maria de Fátima.

A conclusão de curso é um passo importante e decisivo na vida dos docentes. Há uma década atuando na região do Juruá o programa já formou mais de 2 mil alunos. Com acadêmicos vindos em sua maioria da zona rural e fluvial, o formato do programa busca se adequar a realidade de cada um levando em consideração o período de férias e a melhor época para o deslocamento dos mesmos.

“O que define o momento é gratidão e vitória, gratidão por estarmos finalizando um ciclo importante na vida de cada aluno aqui presente e, vitória porque não é fácil concluir este curso diante das dificuldades que cada um teve que enfrentar. Temos futuros pedagogos e pedagogas de comunidades de difícil acesso, lugares onde pra sair só é possível no inverno ou no verão e claro outros fatores que levou muitos a desistirem. Essas turmas são frutos do empenho de um grupo de pessoas que lideraram o movimento Resiste PARFOR que, graças à coragem, à força e dedicação de cada um, o Ministério da Educação voltou atrás e estamos formando estas turmas hoje. Agradeço de coração a cada professor que se dispôs em fazer parte do processo de formação dos nossos alunos, às prefeituras e a Reitoria de Graduação da UFAC”, ressaltou Vera Bambirra, Professora Dra. Coordenadora Local do PARFOR.

O deslocamento nos rios, nos ramais, para o Campus UFAC em Cruzeiro do Sul e as negociações para o início das aulas na melhor época do ano é o trabalho da Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria de Educação. A aulas acontecem no período das férias escolares para não interferir no ano letivo. O curso de Pedagogia no formato aqui apresentado tem a mesma carga horária do curso de pedagogia regular da instituição. As disciplinas são ministradas correspondendo a dois períodos de Pedagogia normal.

“A defesa do TCC é a busca do objetivo maior que é a formação, qualificação e a certificação e, esta por sua vez ajuda a levar as crianças das mais variadas áreas da nossa região o direito à educação básica de qualidade. Aqui estão se abrindo portas para estes futuros professores, seja para ingressar no mercado de trabalho, seja para galgar uma formação maior como a Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Tantos os alunos, quanto a Universidade Federal do Acre tiveram que se reinventar, este, é um dos programas mais importantes e desafiadores que a UFAC desenvolve hoje voltado para este público da zona rural e zona ribeirinha”, finalizou Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação.

A próxima etapa é a colação de grau com data prevista para a segunda semana do mês de abril. Os Secretários Municipais Danilo Chagas (Articulação Institucional), Tabita Lima (Gabinete), Secretários de Educação de Cruzeiro do Sul e Rodrigues e o coordenador institucional do PARFOR, Mark Clark Assen, bem como os Professores avaliadores estiveram presentes no evento. O Coral Vozes da Aurora, formado por alunos da Rede Municipal de Ensino abriu o evento com três apresentações musicais.

Galeria de imagens: