top of page

Mâncio Lima realiza Jornada Pedagógica visando atingir a meta do IDEB estabelecida pelo MEC


O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em todo o país. As metas são estabelecidas aos municípios e, os mesmos estabelecem suas estratégias para alcança-las. O indicador de aprendizado varia de 0 até 10 e quanto maior, melhor. Porém, o 10 é praticamente inatingível, significaria que todos alunos obtiveram rendimento esperado.


Após assumir a pasta da educação no município, o Secretário Junior Pinho, realizou a Primeira Jornada Pedagógica com o objetivo de traçar metas para melhorar os índices da educação básica e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação.

O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).


“Nossa missão para o ano de 2023 é melhorar os números em relação ao IDEB, sabemos que são metas audaciosas e que precisamos do esforço conjunto, professores, gestores, alunos e a comunidade escolar para chegarmos a um resultado satisfatório, melhorando a oferta do ensino aprendizagem em nossa cidade. A Jornada Pedagógica avalia as fraquezas, as oportunidades e define uma metodologia anual para que ao fim de 2023 nosso município possa está bem classificado e dentro dos melhores municípios do Acre na oferta da Educação Básica”, disse Junior Pinho, Secretário Municipal de Educação.

O planejamento de 2023 reuniu os gestores e suas equipes pedagógicas das zonas urbana, rural terrestre e rural fluvial, no auditório do Colégio Pe. Edson. O primeiro momento foi com os gestores das escolas urbanas elaborando ações e conteúdo para cada série da educação infantil e finalizando com os gestores da zona rural. A Jornada foi trabalhada em cima das metas estabelecidas pelo MEC para o IDEB que inclusive este é um ano de avaliação.

“A Jornada Pedagógica foi de extrema valia, a Secretaria de Educação está de parabéns em organizar este momento, visto que, estamos vindo de um momento muito crítico na educação que é o pós-pandemia que deixou nossos alunos dois anos sem aulas presenciais. Nossas crianças da zona rural faram as mais prejudicadas, sendo necessária uma corrida contra o tempo para melhorar o processo de ensino aprendizagem, reduzir os índices de evasão e reprovação escolar, acreditamos muito nesta parceria poder público, escola, e comunidade escolar pois, só assim chegaremos aos resultados almejados”, falou Ercília Barreto, Diretora da Escola Glória Soriano Rosas, Comunidade Belo Monte.

A Jornada Pedagógica priorizou uma nova modalidade de educação atrativa como forma de garantir a permanência dos alunos em sala de aula e acabar com a evasão escolar. O município de Mâncio Lima possui 32 escolas urbanas e rurais com uma clientela de mais de 4 mil alunos matriculados. O ano letivo está previsto pra iniciar no dia 27 de março.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário
bottom of page