Mâncio Lima inicia mutirão de limpeza pública para combater dengue e malária.

As ações envolvem mais de 50 homens, maquinas e equipamentos, o objetivo a atingir 100% da cidade afim de evitar a proliferação do mosquito da Dengue, malária e Chikungunya.

Os meses de abril e maio são conhecidos pelo aumento nos casos de dengue, malária e Chikungunya, doenças infectocontagiosas propícias a ambientes com água limpa e parada e acumulo de entulhos no fundo dos quintais. Para minimizar o surgimento dessas doenças a Prefeitura de Mâncio Lima iniciou no Bairro São Francisco o mutirão de limpeza pública.

“Este mutirão de limpeza vai se estender por todo o município, após o Bairro São Francisco nós vamos para o Bairro José Martins no Centro e assim seguindo a ordem. Esta é a uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Obras, Meio Ambiente e Saúde onde o nosso objetivo principal é eliminar os criadouros dos mosquitos da malária, dengue e claro deixar a cidade limpa. Os moradores estão colaborando limpando os quintais e embalando o lixo em saco plástico e dando a destinação adequada para o lixo doméstico”, disse Felício Rodrigues, Secretário Municipal de Obras, Urbanismo.

Os moradores estão animados e colaborando com o mutirão de limpeza, limpando os quintais, separando o lixo doméstico ou residencial do lixo orgânico (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) que pode ser reaproveitado e o lixo inorgânico (as embalagens, os vidros, os papéis) recolhido e levado para o lixão controlado.

“Eu estou muito feliz e sempre achei esse trabalho muito importante pincipalmente numa época de perigo onde surgem as doenças como a malária e a dengue. Eu até comentei com a minha família da beleza desse trabalho que deveria ser feito a cada 90 dias para o bem de nossa cidade e da nossa população. Já retirei todo o lixo do meu quintal para aproveitar as máquinas e as equipes da limpeza”, destacou Francisco Melo da Silva, aposentado.

Paralelo à limpeza das ruas, retirada do lixo e a coleta do material orgânico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo está realizando o trabalho de conscientização, orientando os moradores quanto a destinação e armazenamento correto do lixo. Nem tudo que produzimos é considerado lixo para descarte final, muitos materiais podem ser reaproveitados na horta e no jardim como adubo.

“A gestão do prefeito Isaac Lima e a da vice Ângela Valente desde o começo tem sido muito preocupada e atenta para a limpeza da cidade. Em parceria com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde e, pensando nos reflexos dos casos de malária, dengue e agora a COVID-19, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo vem fazendo o trabalho de conscientização junto aos moradores. Elaboramos um cronograma de limpeza em toda a cidade e claro pedindo a conscientização da nossa população para retirar todo o lixo do fundo do quintal e guardar em sacos plásticos para que nossa equipe faça à coleta, a maneira correta de armazenar, a maneira correta de retirar árvores e outros materiais tidos como orgânicos para deixarmos a nossa cidade limpa e bonita”, finalizou Kelen Cristina Lima, Secretária de Meio Ambiente e Turismo.

Conhecidas como doenças tropicais a dengue, malária e Chikungunya são endêmicas dos trópicos e, a região amazônica, é onde existe a maior ocorrência destas. Em Mâncio Lima, de janeiro a março de 2020, os casos de malária foram menores do que os notificados nos mesmos meses de 2019, até a data de hoje o Município já registrou 568 casos da doença contra 1.051 do mesmo período de 2019. Os casos de dengue registrados são 299 notificações, 220 descartados e 72 casos confirmados.

Imagens: Raphaela Barbary