Mâncio Lima faz parte da logística reversa dos pneus inservíveis da Reciclanip

A Prefeitura de Mâncio Lima em parceria com a RECICLANIP inaugura um novo marco para a preservação do meio ambiente e saúde pública.

A cidade passa a fazer parte da maior Cadeia de Logística Reversa de pneus inservíveis do Brasil, através da #Reciclanip, com destinação adequada de pneus inservíveis, contribuindo diretamente para preservar o Meio Ambiente.

Com esta parceria, a expectativa além de contribuir com a preservação do meio ambiente, contribui também com a saúde pública, sem pneus, menos risco de outras doenças. Pneus fora de uso e deixados ao ar livre são alguns dos locais mais propícios para ocorrer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A água acumulada neles, combinada com a parte interna protegida do sol, é ideal para o desenvolvimento das larvas do inseto, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

Para o Prefeito Isaac Lima “a logística reversa é um sucesso. A indústria de pneus está fazendo a sua parte para reduzir os impactos dos resíduos ao meio ambiente e à saúde humana".

Já para a Secretária de Meio Ambiente Kelen Cristina, "o desafio, a partir de agora, é ampliar as destinações e tornar o pneu um resíduo de valor positivo”.

O Secretário de Obras e Urbanismo Felício Rodrigues disse que, "a reciclagem de pneus auxilia no combate ao Aedes aegypti".

A Gestão Junto com você, continua incansavelmente na busca e adoção de soluções e alternativas para proteger as famílias manciolimense, com desenvolvimento econômico, preservação ambiental e assegurando os direitos básicos.

Reciclanip

Criada em 2007, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional de pneus, tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999, seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com grande experiência nessa área.

Hoje, a entidade é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional. “Além da indústria, é fundamental que a população como um todo se conscientize sobre a importância da reciclagem de pneus”, conclui Martins.