Mâncio Lima deve fechar Censo 2022 com população estimada em 19.500 habitantes

Há pouco menos de um mês para o encerramento do Censo demográfico do IBGE 2022, o município de Mâncio Lima já tem mais de 97,20% da população recenseada o que equivale a 18.897 mil pessoas cadastradas no banco de dados da instituição.

Os dados, foram apresentados na manhã da última quarta-feira, 11, ao Prefeito Isaac Lima, a Vice-prefeita Ângela Valente e aos Secretários Municipais, a reunião teve como objetivo a apresentação dos dados e a busca de transparência na divulgação dos passos do censo.

Desde novembro, quando foram apresentados dados preliminares do Censo, houveram avanços significativos na coleta saltando de 7,4 para 9 mil endereços visitados. Hoje, apenas 25 endereços estão pendentes para entrarem no banco de dados do IBGE estes, localizados na Comunidade São Pedro as margens direitas do Rio Moa. A comunidade é de difícil acesso e o igarapé só oferece trafegabilidade segura no período do inverno. De acordo com o órgão, até meados de janeiro os recenseadores estarão subindo o rio para finalizar a contagem populacional de Mâncio Lima.

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar a prévia do Censo 2022, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um estudo que aponta que sete cidades do Acre podem apresentar redução de coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A prévia da população do Acre com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro aponta que o Acre tem 829.780 habitantes, 9% menor do que a estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, as perdas devem atingir 15,6 milhões porém, não são imediatas.

Entre as cidades estão:

1. Acrelândia

2. Capixaba

3. Marechal Thaumaturgo

4. Plácido de Castro

5. Porto Acre

6. Rodrigues Alves

7. Sena Madureira

O esforço da atual gestão junto ao órgão possibilitou que Mâncio Lima não entrasse nesta lista pois, o município tem como principal receita o FPM. É, graças a este esforço e trabalho conjunto que o IBGE estima que o município fechará sua população com uma média estimada em 19.500 habitantes e sem perdas em sua arrecadação.