Melhor Idade: Gradativamente Programa retoma suas atividades em novo espaço

Aos poucos e seguindo todos os protocolos sanitários, os encontros semanais da Melhor Idade estão sendo retomados. Considerado um grupo de risco da Covid-19, a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Idoso, tem adotado uma metodologia diferenciada para atender no novo espaço, o Centro do Idoso Raimundo Bernardo de Souza, grupos semanais de 15 pessoas.

“Estar começando as atividades, mesmo que de forma reduzida, é muito importante para os nosso idosos. Bem lá atrás, sempre falávamos em construir espaços melhores e dignos para nossa população e, a construção do Centro do Idoso é a realização de um sonho, de poder acolher melhor nossos idosos, um espaço de convivência, de atendimento e descontração. Estamos gradativamente voltando as atividades, seguindo todos os protocolos sanitários”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Nas atividades de convivência, são oferecidos atendimentos fisioterápicos, atividades recreativas, gincana terapêutica para trabalhar a coordenação motora, a mente e o corpo, educação física e, quando necessário, a presença de outros profissionais que ajudam e auxiliam os nossos idosos a manterem um ritmo de vida saudável.

“Esses encontros são muito importantes para tirar os nossos idosos da ociosidade. Vivemos dias difíceis, que aos poucos, estamos conseguindo superar e, buscando, de maneira cuidadosa trazer grupos pequenos para este espaço que é tão importante. Vemos no olhar de cada um a vontade de dançar, de se confraternizar de terem de volta os momentos de socialização e convivência”, ressaltou Rocilda Mendonça, Secretária de Assistência Social.

Construído com recursos oriundos do Ministério da Defesa, por meio do programa Calha Norte, o centro do idoso é fruto de emenda parlamentar do Ex-deputado Federal César Messias, no valor de R$ 500 mil, o novo espaço da melhor idade tem objetivo de tirar o idoso da ociosidade e auxiliar no envelhecimento saudável.

O Centro Raimundo Bernardo de Souza será um espaço que oferecerá diversas atividades que contribuirão no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para as pessoas da melhor idade.