Megaoperação do Exército em Mâncio Lima combate crimes transfronteiriços e ambientais

Do dia 06 a 08 de junho o Município de Mâncio Lima recebeu a Operação CASTANHEIRA II com a participação do Comando de Fronteira Juruá/ 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá/61º BIS), desencadeada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A operação ocorre nos Estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, com a finalidade de combater delitos transfronteiriços e ambientais e intensificar a presença do Estado Brasileiro na Faixa de Fronteira.

Com o apoio dos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Ambiental federais e estaduais, estão sendo realizadas operações militares preventivas e repressivas na área de responsabilidade do Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo em Mâncio Lima e Rodrigues Alves ao longo de rios e igarapés, por meio de ações fluviais e terrestres.

O comandante do C FRON JURUÀ/61 Bis, Coronel Wildson Pereira Santos, esteve acompanhando a operação e visitando a Prefeitura para reafirmar a parceria e informar acerca da operação.

Na tarde da última quarta-feira, 08, quando as tropas deixaram a cidade, a gestão realizou uma recepção na Praça São Sebastião afim de agradecer ao Exército Brasileiro pela operação e pela defesa da fronteira, Mâncio Lima faz fronteira com a cidade de Pucalpa no Peru.

A vice-prefeita Ângela Valente entregou ao Coronel Wildson um troféu de agradecimento pela parceria que tem sido feita com a esta municipalidade. As Escolas Belarmino de Mendonça e Pe. Edson de Oliveira Dantas prestigiaram o hasteamento dos pavilhões e o desfile do pelotão. Os Secretários Municipais Danilo Chagas (Especial), Tabita Lima (Gabinete), Kennedy Guimarães (Obras e Urbanismo) e Valderlan Alencar (Transporte) prestigiarem o evento.

A intensificação da presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira atua nas duas vertentes do lema “Braço Forte e Mão Amiga”, realizando também ações cívico-sociais e em perfeita cooperação e coordenação com os órgãos e agências envolvidos, caracterizando o ambiente interagências.

Galeria de imagens: