Jogos Escolares 2023: em Mâncio Lima 25 equipes masculinas e femininas participam da Fase Municipal

A Prefeitura de Mâncio Lima iniciou, na manhã da última segunda-feira, 15, mais uma edição dos Jogos Escolares - Etapa Municipal 2023. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas com a participação de escolas públicas (municipais e estaduais). Este é um evento escolar aguardado pela comunidade esportiva do município e antecede as fases estadual e nacional, sendo a 1ª etapa dessa jornada.

A programação contou com a adesão de sete escolas rurais, urbanas e indígena, reunindo 25 equipes da rede municipal e estadual, entre 12 e 17 anos. Ao todo, mais de 300 alunos estão envolvidos diretamente nas competições de vôlei, handebol, futsal masculino e feminino, natação que já se classificou por ter apenas dois competidores e o atletismo, no qual os quatro já estão classificados para os 400 metros, 450, 700, 800 metros.

As disputas que vão movimentar a comunidade escolar de Mâncio Lima iniciaram logo após a abertura oficial e prosseguem ao longo do mês de maio, estimulando o protagonismo juvenil e contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes da cidade. As competições, realizadas por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC), buscam promover a ampla mobilização do segmento escolar tendo o esporte como ferramenta de inclusão social.

No primeiro dia dos jogos, a Escola Belarmino de Mendonça, na categoria feminina de futsal sub-14, venceu a Escola Indígena Inxubay Rabui Puyanawa por 4X0, a Escola Antônio de Oliveira Dantas venceu por 5X2 em cima do Colégio São Francisco, na categoria masculino sub-14, a Escola Estadual 1º de Maio deu uma goleada na Escola Indígena Inxubay Rabui Puyanawa por 13X0, já no segundo jogo masculino, Antônio de Oliveira Dantas, anfitriã dos jogos, venceu a Belarmino de Mendonça por 7X2.

A final dos jogos acontece no sábado, 20, pela parte da manhã. O chefe do Departamento de Esportes, Rivelino Cavalcante, é o responsável direto da realização da fase municipal.

Os Jogos Escolares tem o objetivo de promover a interação social e esportiva, além de expandir a prática de diversas modalidades e proporcionar aos jovens uma melhora física, técnica e tática do esporte abrangendo uma comunidade ou região, sempre com o intuito de fazer surgir novos talentos no panorama nacional além de descobrir novos talentos para o esporte.

O que disseram:

“Os jogos escolares é um momento de interação, encontros e de competição, competição saudável e que cada um busque respeitar os adversários, é um momento de nossa juventude se confraternizar por meio da pratica esportiva. Graças a parceria que temos com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação aqui no município, os jogos tem sido um sucesso e feito com muito respeito e talento”, Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

“A expectativa é muito boa para esta semana de competição, o Departamento de Esportes vem trabalhando incansavelmente para que as competições sejam saudáveis e respeitosas, os jogos escolares é a oportunidade de descobrir novos talentos, realizar um intercambio entre os alunos para a socialização. Estes são uma extensão da sala de aula e que os alunos devem aproveitar ao máximo este momento de interação socio esportiva”. Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

“Os Jogos Escolares geram muita expectativa e ansiedade nos nossos alunos e, para nós, é uma alegria muito grande em receber esta competição em nossa escola. Este ano nossas equipes treinaram muito, por mais de dois meses, com o objetivo de dobrar o número de vitórias do ano passado, o que vale é a interação entre as escolas, o esporte e que vençam os melhores”. Dienes Lima, Diretor da Escola Antônio de Oliveira Dantas.

“As expectativas são as melhores possíveis, os alunos já iniciam o ano letivo focados e ansiosos pelo início dos jogos. Aqui em Mâncio Lima temos uma parceria muito importante com a Prefeitura, os jogos são sempre um sucesso, a prefeitura não se excursa das responsabilidades com a organização e os custeios, espero que seja um sucesso como nos anos anteriores”, José Alcione Benevides, Coordenador do Núcleo da SEE.

“Eu estou bem animada e preparada pra fazer um bom jogo e vencer, a nossa equipe do Colégio São Francisco tem feito um excelente trabalho, treinando muito para sairmos vitoriosos”. Riara França Oliveira, atleta do futsal sub-14 do Colégio São Francisco.

“Este ano estamos vindo para levar o título, ano passado ficamos em segundo lugar, mas, a equipe está mais alinhada para levarmos o título de campeão nesta fase e seguir para as fases seguintes”. Nicolas Gama da Silva, atleta do futsal sub-17 da Escola Antônio de Oliveira Dantas.

Galeria de imagens: