• Foto do escritorJenildo Cavalcante

Hemonúcleo lança campanha para aumentar doações e garantir estoque de sangue no Carnaval

Com a chegada do Carnaval, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia campanha em busca de doadores de sangue para garantir estoque nos dias de folia no Juruá. Intitulada 'Bloquinho do Hemolino', a campanha iniciou em janeiro de 2024 e busca sensibilizar a população e adquirir novos doadores de sangue para o abastecimento do estoque para o carnaval.

Na manhã da última sexta-feira, 02, as equipe do Centro, Fátima Girao (Tec em Hemoterapia)' Rayane Camuzzi, (Gerente de Assistência) e Samea Thaumaturgo (Gerente Geral) estiveram em Mâncio Lima reunidas com a Secretária de Saúde Ajucilene Gonçalves e o Coordenador do Eco Folia Daniel Campos, com o objetivo de intensificar a campanha no Município e fazer uma busca aos doadores da cidade. O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul atende toda regional do Juruá.

Para doar sangue é preciso estar saudável, pesar mais de 50 quilos, tenha dormido no mínimo 6 horas antes da doação, tenha se alimentado bem sem alimentos gordurosos, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.

Para os doares de Mâncio Lima, o Hemonúcleo está realizando o Dia D de doação de sangue, que acontece na terça-feira, dia 06 de fevereiro, em Cruzeiro do Sul, a partir das 07h00. A Secretaria Municipal de Saúde estará dando suporte com uma van para conduzir os voluntários até a cidade vizinha.

Imagens: Evandro Ibernon/Hemonúcleo