Guarani vence o concurso “Meu Bairro é Louco pelo Brasil” e leva prêmio de R$ 3 mil

O Bairro Guarani, localizado as margens da Rodovia Ac 405, foi o grande campeão do Concurso “Meu Bairro é louco pelo Brasil”. O Bairro se destacou pela qualidade das pinturas e a criatividade dos moradores na ornamentação.

“Quando nos inscrevemos fizemos uma grande mobilização no Bairro para que pudéssemos fazer bonita e levar o prêmio de primeiro lugar, esta é uma conquista de todos. Decidimos que este valor do prêmio será revertido em cestas básicas que serão distribuídas para as famílias carentes do nosso bairro, é uma forma de levar um pouco de alegria para quem mais precisa”, destacou Giliarde Dias, organizador do concurso no bairro.

O anúncio e a entrega da premiação, foi feito na última sexta-feira, 02, em um show no Bairro São Francisco com a apresentação de artistas locais. Com 242,5 pontos o Bairro levou o prêmio de R$ 3 mil, o segundo lugar, com 241 pontos ficou com o Bairro José Martins que levou para casa o prêmio de R$ 2,5 mil e em terceiro lugar ficou a Ruas Travessa José Francisco, no Bairro São Francisco.

Os moradores trabalharam por 10 dias contando com as noites e madrugadas dividindo as equipes por grupos. Foram gastos em torno de 300 litros de tinta, 80 corantes, 250 metros de TNT, 6 fitas crepes, 4 metros de adesivo, dois mil metros de barbantes, um investimento total em torno de R$ 7 mil.

A ornamentação seguiu um roteiro e ressaltou aspectos da cultura local e as cores da nossa bandeira. A leste onde o sol nasce, simbolizando a renovação da vida, imagem de alegria e renascimento da esperança e da vitória da luz sobre as trevas. Na sequência imagens e frases de efeito para motivação correlacionados com a copa do mundo e seus símbolos, envolvendo a comunidade.

PARTE CENTRAL: A bandeira do município e do estado representando a integração local com o evento mundial, valorizando a figura do índio como um grande protagonista da nossa história. Ainda ao centro, embaixo da tenda a Bandeira Nacional foi transformada em um campo de futebol com uma enorme bola ao centro simbolizando a imensa paixão do povo brasileiro pelo futebol.

PARTE OESTE: O maior símbolo nacional, nossa bandeira. Como Mâncio Lima é o município mais ocidental do país, a bandeira ao oeste remete a esta simbologia. As artes e textos foram uma combinação de imagens compiladas da internet com a criatividade dos artistas locais para caracterizar mais originalidade. As técnicas utilizadas foram pinceladas grossas e contornos fortes, utilizando as cores nacionais, estaduais e municipais, ou seja, verde, amarelo, azul, branco, vermelho e preto.

O concurso foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Mâncio Lima (ACEMIL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Prefeitura de Mâncio Lima e do Governo do Estado do Acre, foram entregues mais de R$ 10,5 mil em premiação.

Galeria de imagens:

Imagens drone: Pedro Benevides