Governo entrega equipamentos a produtores rurais de Mâncio Lima

Atualizado: 6 de jul. de 2018

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), realizou na última semana a entrega de equipamentos para 30 famílias do projeto Agricultura Familiar que fazem parte da Associação Santa Cruz, em Mâncio Lima.

"Esses equipamentos vem numa hora muito importante. além de beneficiar os nossos produtores rurais eles irão auxiliar na diversificação da economia num momento de recessão que o país passa, vai melhorar a renda das famílias e a sua qualidade de vida. O governador Tião Viana tem um sido um homem de visão e que tem tido um olhar muito atento para o homem do campo", disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Ao todo, foram entregues 30 roçadeiras, 30 carros de mão, 30 podões (foice de cabo curto para cortar galhos), 30 tesouras, 30 bocas de lobo, 30 pulverizadores e um caminhão para o fortalecimento da cadeia de fruticultura (cultivo de frutas) na região.

De acordo com a gerente de escritório da Seaprof em Mâncio Lima, Maira Araújo, a distribuição desses kits aos produtores, além de um caminhão 4×4, é fruto de uma parceria entre Seaprof e a Associação. “Estamos dando total apoio no projeto de fruticultura, com a implantação do plano até o apoio técnico”, comentou.

O presidente da Associação Santa Cruz, Josimar Souza, afirmou que os novos equipamentos vão possibilitar uma melhor execução no manejo da terra, colheita e distribuição dos produtos. “É com grande agrado que recebemos a doação desses kits”, disse.

“Estamos trabalhando para que futuramente esses agricultores tenham um viveiro coletivo, além de eles poderem adquirir 48 mil mudas, sendo maracujá, acerola, graviola, açaí, castanha do Brasil, além de insumos para o cultivo dessas árvores frutíferas”, declarou Souza.

"O Governo do Estado vem deixando sua marca através de projetos como esse, fortalecer o pequeno produtor, melhorar a economia dos municípios como uma forma de melhorar a qualidade de vida da população. Estou feliz em participar de um ato importante como esse, o município que eu nasci sendo contemplado com um montante significativo de investimentos do Governo do Estado e do BID", destacou Jonas Lima, Deputado Estadual.

Também presente no ato, o Secretário Adjunto Fernando Melo falou da importância do evento. "Esse momento é muito importante na vida dessas 30 famílias da agricultura familiar de Mâncio Lima que estão sendo beneficiadas com esses equipamentos. Com a ajuda do Governo do Estado estamos trazendo um caminhão para fazer o transporte, mudas de frutas para serem plantadas e uma agroindústria só esperando os produtos lá em Rio Branco. O momento é de muita felicidade de ver o resultado de um projeto de um ano atrás sendo concretizado hoje", finalizou Fernando Melo, Secretário Adjunto da Seaprof.

Colaboração: Jenildo Cavalcante

Imagens: Raphaela Barbary