Gestão ambiental da Prefeitura do Recife é apresentada a comitiva de Mâncio Lima

A gestão ambiental realizada pela Prefeitura do Recife tem se tornado referência para muitas cidades próximas e de outros Estados. Na última quarta-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) recebeu a visita de uma comitiva do município de Mâncio Lima, com o objetivo de conhecer os pontos estratégicos da atuação da capital pernambucana em relação ao licenciamento e a fiscalização ambiental.

Durante o encontro, foram apresentados os principais procedimentos, o modelo da estrutura administrativa, o organograma, as funções estratégicas de cada setor, as normas e atividades de licenciamento ambiental,  os sistemas utilizados pelo órgão para gerenciar as ações municipais e as tecnologias usadas no dia a dia da SMAS.

A comitiva era composta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Mâncio Lima, Renan da Costa, pelo Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Rosaldo Marques, pelo Secretário de Transportes, Valderlan Alencar,  pelo representante da Terra Indígena Nukini, Marcos Costa Oliveira, pelo Representante da COOPERFRUTOS, Elines Ferreira de Araújo, pela Coordenadora Financeira do Projeto, Luciana Maria Rodrigues, pelo Coordenador Técnico do Projeto, Jenildo Silva Cavalcante, pela construtora Ana Barbosa e pela enfermeira Indígena, Rose Paula Costa.

“O principal intuito desta reunião é apresentar a nossa Secretaria para os convidados, mostrar nossos projetos e trabalhos realizados, com o objetivo de debater, bem como, trocar experiências. Achamos muito proveitoso e entendemos ser, inclusive, de grande relevância esse processo de cooperação intermunicipal", avalia Rômulo Faria, secretário executivo de Gestão e Controle Ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Mâncio Lima, Rosaldo da Silva, agradeceu a recepção e destacou que a troca de experiência será muito válida para as ações no seu município. “Uma grande satisfação estar em Recife, principalmente com o intuito de adquirir conhecimento sobre as práticas ambientais e sustentáveis desenvolvidas aqui. Viemos conhecer todas essas ações exitosas para que possamos aplicar de maneira correta e eficiente em nossa cidade. Quero agradecer a acolhida de todos da equipe da SMAS”, disse o Secretário Rosaldo.

A visita a prefeitura de Recife foi a última da comitiva que já haviam visitado Olinda e Paulista. O intercâmbio faz parte das ações do projeto de fortalecimento da política de meio ambiente de Mâncio Lima. Os custos com passagem, estadia e alimentação foram custeados com recursos do projeto, a Prefeitura custeio as dispesas de deslocamento da comitiva dentro da grande Recife.

Colaboração: Aline Benevides

Assessoria de Imprensa de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Recife