...

Gestor, técnicos e lideres do terceiro setor recebem formação em desenvolvimento econômico local

No dia 30 de agosto foi realizada, no Auditório do Colégio Pe. Edson e Oliveira Dantas, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local, capacitando 30 pessoas com potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico local.

Gestores públicos municipais (Prefeito, vice-prefeita, vereadora, secretários municipais, Agente de Desenvolvimento), líderes do setor privado e do terceiro setor que atuam direta e indiretamente no apoio aos pequenos negócios, perfil de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento sustentável local, participaram na última terça-feira, 30, da oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local.

“O SEBRAE tem sido um parceiro importante para o desenvolvimento econômico de Mâncio Lima. O Programa Cidade Empreendedora tem nos oportunizado a realização de feiras importantes como a Feira do Peixe e o Festival do Coco que tem movimentado as mais diversas cadeias produtivas e econômicas e aquecido à economia local, pois, a autarquia tem apoiado e incentivado estas feiras de negócio local. Esta capacitação vai fortalecer os nossos técnicos e empreendedores locais”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Prefeitura de Mâncio Lima, através da Sala do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretarias Municipais, e o SEBRAE, como parte do Programa Cidade Empreendedora, aderido pelo município em 2021.

Ministrada pelo Facilitador Gilberto Socoloski, e acompanhada pela representante do SEBRAE Mirian Paiva, a Oficina DEL teve como objetivos:

1. Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

2. Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

3. Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL.

A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e, capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município.