top of page
  • Foto do escritorJenildo Cavalcante

Gestor, técnicos e lideres do terceiro setor recebem formação em desenvolvimento econômico local


No dia 30 de agosto foi realizada, no Auditório do Colégio Pe. Edson e Oliveira Dantas, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local, capacitando 30 pessoas com potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico local.


Gestores públicos municipais (Prefeito, vice-prefeita, vereadora, secretários municipais, Agente de Desenvolvimento), líderes do setor privado e do terceiro setor que atuam direta e indiretamente no apoio aos pequenos negócios, perfil de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento sustentável local, participaram na última terça-feira, 30, da oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local.

“O SEBRAE tem sido um parceiro importante para o desenvolvimento econômico de Mâncio Lima. O Programa Cidade Empreendedora tem nos oportunizado a realização de feiras importantes como a Feira do Peixe e o Festival do Coco que tem movimentado as mais diversas cadeias produtivas e econômicas e aquecido à economia local, pois, a autarquia tem apoiado e incentivado estas feiras de negócio local. Esta capacitação vai fortalecer os nossos técnicos e empreendedores locais”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Prefeitura de Mâncio Lima, através da Sala do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretarias Municipais, e o SEBRAE, como parte do Programa Cidade Empreendedora, aderido pelo município em 2021.

Ministrada pelo Facilitador Gilberto Socoloski, e acompanhada pela representante do SEBRAE Mirian Paiva, a Oficina DEL teve como objetivos:

  1. Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

  2. Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

  3. Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL.


A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e, capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município.

As atividades da oficina se desenharam através do entendimento da dinâmica do desenvolvimento local, que passa pela compreensão da realidade territorial em seis dimensões:

  1. Capital Empreendedor (mais e melhores empresas, empreendedores e lideranças), Tecido Empresarial (mais e melhores entidades, redes e conexões);

  2. Governança para o Desenvolvimento (uma visão, um plano e uma institucionalidade);

  3. Organização Produtora (melhor forma de gerar renda e riqueza no território): e

  4. Inserção Competitiva (melhor forma de se integrar ao mundo) e;

  5. Elaboração de planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local integrado;

  6. Criação de cooperativa, subdividida em câmaras, capaz de acolher todos os produtores locais e suas divisões produtivas.


Durante as atividades, entre outras propostas de ação, ficou definido que, futuramente, será criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mâncio Lima, com papel multiplicador para alavancar o desenvolvimento econômico local.

A Oficina DEL é uma metodologia aberta que tem como foco potencializar os ativos dos territórios para a construção de estratégias competitivas dentro de um cenário de profundas e rápidas mudanças. Para isso, propõe-se o uso de conceitos e métodos modernos e ágeis de planejamento a serem aplicáveis numa perspectiva de gestão territorial compartilhada que objetiva alcançar desenvolvimento econômico local de forma sustentável.


Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comments


bottom of page